Mais tarde, o deputado Dr Eugênio tentou afirmar que estava parado no trânsito na hora da votação, mas ação ainda é considerada uma infração gravíssima
O deputado Dr. Eugênio (PSB) foi flagrado participando de uma reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) enquanto dirigia de volta para Cuiabá na terça-feira (9). Isso é considerado uma infração gravíssima de trânsito, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme o Código Brasileiro de Trânsito.
Em imagens da reunião, o deputado menciona que está preso no trânsito perto da trincheira devido à chuva, como justificativa.
O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar esclarece que qualquer veículo em situação de trânsito, como parado, em semáforos, rotatórias, faixas de pedestres ou congestionamentos, está sujeito às regras do CTB. A assessoria do deputado explicou que ele foi chamado pelo presidente Júlio Campos e ficou parado na trincheira próxima à Assembleia Legislativa por quase 3 minutos.
O presidente da CCJR, deputado Júlio Campos (União Brasil), afirmou que a participação remota do deputado Dr. Eugênio não é vista como algo errado, pois o Regimento Interno da ALMT permite essa mobilidade, ressaltando que o carro do deputado estava estacionado durante a reunião.