Opinião

Falta de tempo ou planejamento?

Caminhando no parque com uma amiga, ela dispara “não fiz por pura falta de tempo.” Eu me fazendo de besta perguntei, “como assim, não entendi”. Ela repete a mesma desculpa e eu pela terceira vez repito, “como assim, falta de tempo ʔ”. Ela olha pra mim, dá uma risadinha e admite, “tá bom, falta de planejamento”. Não existe falta de tempo. Existe dificuldade em dizer não, dificuldade em parar para se organizar, etc. Quem precisa ditar o ritmo da própria vida é você. As pessoas fazem conosco aquilo que permitimos. Um dos maiores presentes que recebi no centro Budista foi perceber que as melhores respostas estão dentro de MIM. Coincidentemente ontem li um artigo do professor Omid Safi falando sobre a “Doença de estarmos ocupados”.

Adultos ocupados, crianças ocupadas, e o mundo mais desconectado.  “Em muitas culturas Islâmicas quando se pergunta “como vai vocêʔ” Em Árabe seria Kayf haal-ik? Como está seu coração ʔ Não estou perguntando sobre sua lista de afazeres. Eu quero saber como está seu coração neste exato momento. Me conte se ele está alegre, sofrendo, triste, se necessita de um toque humano. Examine seu próprio coração, explore sua alma e me conte algo sobre eles. Me conte que se lembra como olhar, tocar, ter aquela conversa que cura, cheia de presença. Coloque sua mão em meus braços, me olhe nos olhos e se conecte comigo apenas por alguns segundos. W.B Yeats uma vez escreveu: "Exige-se mais coragem para examinar os cantos de nossa alma do que para um soldado lutar uma batalha.” Se não consegue organizar seu tempo sozinha peça ajuda, sente-se com alguém que consiga fazer isso. Assista vídeos no youtube sobre planejamento pessoal.

Leia livros. Faça algo. Para quem tem equipe, o hábito de PARAR se torna essencial. Como posso ajudar os outros se não consigo nem me ajudar? Só podemos dar aquilo que possuímos. Um dos passos nesse caminho é parar intencionalmente por 5 minutos, sem fazer nada, somente estabelecer a intenção de ficar quieta por 5 minutos. É assim que se inicia um bom planejamento. Parouʔ  Agora  me responda: como está seu coração hoje ʔ Namastê.

Iracema Borges

About Author

Iracema Irigaray N. Borges, mãe de três anjos, ama comer tudo com banana, coach pelo ICI-SP, senha em dar cursos na África, Índia, EUA, onde o destino a levar e semanalmente escreve a coluna Coaching no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do