Novo modelo do passaporte brasileiro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O prazo para emissão de passaportes brasileiros vai passar de seis dias úteis para até 30 dias corridos, informou a Polícia Federal nesta quarta-feira (20). Segundo a PF, a Casa da Moeda – responsável pela confecção do documento – comunicou enfrentar "problema com um dos fornecedores".
A corporação afirmou que a questão deve ser resolvida até junho e vai afetar apenas passaportes requeridos a partir desta quarta. Apesar dos atrasos, a PF disse que os atendimentos continuam normalmente e que casos urgentes serão definidos individualmente.
Ao G1, a Casa da Moeda declarou que houve “variação inesperada da demanda” pelo documento, o que gerou fim do estoque do material usado para servir como capa do passaporte. O órgão adiantou que entrou em contato com o fornecedor, solicitando entrega de uma nova leva – que deve chegar em até 20 dias. O prazo para regularizar a produção é de 30 dias.
O valor do passaporte é de R$ 257,25. Para solicitar o documento, o viajante precisa ir até um Departamento de Polícia Federal ou um posto da corporação. A validade é de dez anos.
Fonte: G1