Cidades

FALSA COBRANÇA: Estelionatários usam nome da Corregedoria de Mato Grosso


Diretora do Departamento Orientação e Fiscalização (DOF), Nilcemeire dos Santos Vilela explica que os golpistas usam o emblema das instituições para enviar e-mail de cobrança. Diante dos dados do devedor expostos em jornais locais, por determinação da lei, os criminosos aproveitam as informações para convencer a vítima.

Nilcemeire destaca que a Corregedoria não faz cobranças, não manda e-mail ou telefona para devedores. Reforça que o papel do órgão é de fiscalização e não de cobrança. “Fica fácil acreditar ser verídica a cobrança porque o estelionatário tem todos os dados da vítima”, ressalta.

Silvana Molina Vallim, tabeliã substituta do cartório, atesta que a mesma fraude é feita em nome do 4º Ofício. Ela orienta que as pessoas não efetuem pagamento por meio de depósito, uma vez que essa não é a modalidade de quitação de débitos utilizada pelo cartório.

“As cobranças são realizadas por meio de ficha de compensação enviada pelos Correios para o endereço do devedor. Quando não achamos a pessoa, publicamos no jornal e pedimos que a pessoa compareça pessoalmente no cartório. Ligamos eventualmente, mas sempre pedimos que a pessoa vá pessoalmente. Não encaminhamos e-mail e nem pedimos que sejam realizados depósitos”.

A tabeliã aponta que já registrou vários boletins de ocorrência na Polícia, denunciando a situação. Porém, nenhuma providência efetiva foi tomada para solucionar a questão. “Nunca nos chamaram para prestar qualquer informação. E os golpistas continuam atuando e prejudicando a população”, lamenta.

Assessoria TJ

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.