O problema não é só esse: depois de acessar o recurso, o “invasor” pode navegar por toda a galeria de fotos e vídeos do aparelho, deslizando arquivo por arquivo. Na mesma falha, ainda é possível compartilhar o conteúdo nas redes sociais ou enviar para qualquer endereço de e-mail.
O método para burlar a tela de bloqueio não tem muitos mistérios. Basta deslizar para cima o Centro de Controle, tocando no botão do temporizador e mantendo pressionado o botão Ligar, até que surja a opção de cancelamento. Em seguida, toque uma vez no botão de cancelar e duas vezes no botão Home. Isso dará acesso à interface do usuário: enquanto a maioria dos aplicativos estão bloqueados, o recurso de câmera estará acessível.
Enquanto a Apple não lança uma atualização para corrigir o problema, o usuário pode se prevenir contra a falha desabilitando a opção “Acesso pela tela de bloqueio”, disponível menu de “Configurações > Centro de Controle”.
A descoberta foi feita por José Rodriguez, um soldado espanhol que já comunicou a vulnerabilidade à Apple, e tem um histórico de desvendar erros na plataforma iOS. Ainda não há evidências de que a falha esteja presente também nos recém lançados iPhone 5S e iPhone 5C.
Tech Tudo