Faleceu nesta sexta-feira (09), aos 98 anos, a senhora Helena Rossi Briante, esposa de Domingos Briante. Os dois formaram uma das famílias fundadoras do município de São José do Rio Claro (distante 314,9 km ao médio-norte de Cuiabá).
Dona Helena Rossi Briante nasceu em Brotas, cidade do interior de São Paulo. Ela veio para Mato Grosso em 1966, acompanhando o marido e filhos, no ano de 1966.
Mãe de quatro homens, Roberto, Laelson, Pedro e Aparecido, ela e o marido eram empresários em Marialva, cidade do Paraná, e de lá convidaram famílias para virem morar na cidade batizada em homenagem ao rio Claro, antigamente chamada de Gleba Massapé.
A partir da compra dessa gleba, teve início a IMCOL – Imóveis e Colonização Ltda, e rapidamente a pequena vila tornou-se cidade, depois distrito e um dos polos econômicos de Mato Grosso. A família e outros pioneiros viram seus esforços serem recompensados com a implantação naquela região, em 17 de junho de 1972, do Programa de Incentivo à Produção de Borracha Natural (Probor).
Os agricultores locais formaram e ampliaram os seringais que se formavam. Foi por esse tempo que a cidade ganhou o título de Capital da Borracha.
Tudo ia bem, mas apenas 17 anos depois de chegar a Mato Grosso, ela teve de superar um duro golpe: a perda do marido, Domingos, no dia 13 de fevereiro de 1983.
A família teve de cuidar, então, dos negócios de seu Domingos Briante, o principal responsável pelo aumento populacional na área urbana da cidade.
Em sua longa vida, ela ia completar 99 anos no próximo dia 20 de abril, dona Helena Rossi Briante assistiu a história de São José do Rio Claro ser escrita a partir de sua janela. Viu quando o a cidade foi criada, mas continuar mantida sob jurisdição administrativa e política do município de Diamantino.
Só no dia 31 de janeiro de 1981, ela e o marido viram o governador Frederico Campos nomear como primeiro administrador da cidade o senhor José Garcez Munhon, cuja posse aconteceu dois dias depois, no dia 02 de fevereiro. Mas a espera por independência política não demorou muito, porque a prefeitura de São José do Rio Claro foi instalada já no dia 02 de abril daquele mesmo ano, com realização de eleições no dia 15 de novembro de 1982, só três meses antes dela perder seu Domingos.
Dona Helena Rossi Briante despertou para a luz na madrugada desta sexta, dia 09 de março de 2018, vítima de uma insuficiência respiratória. Seu velório será realizado a partir das 14 horas, na Capelas Jardins.
O sepultamento será sábado (10), às 09h, no jazigo da família, localizado no Cemitério da Piedade de Cuiabá. Vai se juntar em repouso ao companheiro de toda a vida.