Os testes feitos na avenida Fernando Corrêa da Costa, que ainda seguem nos próximos dias, já mostraram que as faixas exclusivas de ônibus por horário foram uma decisão acertada, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Sendo assim, estas vias deverão ser utilizadas pelo transporte coletivo apenas em horário pré-estabelecidos, melhorando assim o tráfego nas principais vias da Capital. Ainda não há uma data específica para que a mudança ocorra.
“Nós prorrogamos por mais 30 dias a circulação na faixa exclusiva sem nenhum penalidade, para que possamos fechar as estatísticas. Mas já podemos notar que elas poderão funcionar em horários determinados. O que eu peço é que os condutores prestem atenção nas placas, porque ali só é proibido para os carros em determinados períodos”, explico o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo.
De segunda-feira a sexta-feira, as faixas – assim como acontece atualmente na Fernando Corrêa da Costa – serão exclusivas para o transporte coletivo das 06h30 às 08h30 e depois das 16h30 às 19h30. Aos sábados, apenas no primeiro período e nos domingos a circulação é liberada o dia todo.
“Estas faixas exclusivas foi algo que trouxemos de outra cidade, assim como a questão de fixá-las por horários e é algo que funcionou. As pessoas podem até dizer, mas secretário, são apenas dois quilômetros disto, mas traz um ganho muito grande para o transporte coletivo. Precisamos inverter a pirâmide do trânsito, o coletivo tem de ser prioridade”, completou o secretário.
Antenor também fez questão de lembrar as críticas que sofreu quando começou com o projeto em Cuiabá. “Fui eu quem implantou o primeiro corredor exclusivo em Cuiabá, na avenida Isaac Póvoas. Na época, me chamaram de louco. Falavam que resolvia só um minuto, mas multiplica por 400 ônibus que passam por dia… Fizemos o mesmo na Getúlio Vargas, foi a mesma coisa. Nos acostumamos com a novidade”, disse o secretário.
Desde dezembro de 2017, os veículos de transporte individual de passageiros (táxis), ambulâncias e motos estão autorizados a circular pelas faixas que até então eram exclusivas para os ônibus no município de Cuiabá.
Ficou definido também que não será permitido o embarque e desembarque de passageiros usuários de táxis nos corredores exclusivos a esquerda, o qual será permitido apenas nas faixas à direita.
Cuiabá conta com mais de 13,5 quilômetros de faixa exclusiva nas principais avenidas da cidade Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Prainha, Fernando Corrêa e CPA. Uma das metas de prefeitura é ampliá-las para outras regiões como o Coxipó.