Mix diário

Fachin: Judiciário deve ser referência de firmeza e estabilidade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, disse em mensagem de final de ano divulgada pela Corte que o País ainda tem “graves deveres históricos a cumprir” e que o Judiciário “deve ser referência de firmeza, estabilidade institucional e de serviço à sociedade”.

Ele também rogou que 2026 seja um ano de “fortalecimento institucional”. “Que nos acompanhem a serenidade para decidir, a coragem para proteger direitos e a convicção de que a Constituição permanece sendo, ao mesmo tempo, nosso limite e nosso horizonte”, afirmou.

Fachin ainda usou a mensagem para reiterar sua defesa da “autonomia e da independência da magistratura”, com “integridade institucional e com a promoção contínua da segurança jurídica, da eficiência e da transparência”.

O ministro tem se posicionado a favor da manutenção de certas garantias do Judiciário como forma de manter a independência da magistratura. A reforma administrativa em tramitação no Congresso busca rever algumas dessas garantias, classificadas por críticos como privilégios – entre eles, a aposentadoria compulsória como sanção disciplinar e o direito a férias de 60 dias.

“A confiança da sociedade é construída, dia após dia, pela coerência das decisões, pela responsabilidade das ações e pela abertura permanente ao aperfeiçoamento”, destacou o ministro.

Desde que assumiu a presidência do Supremo, em setembro, Fachin tem defendido a adoção de um código de ética na Corte – iniciativa que enfrenta resistência entre os colegas e figura entre as prioridades de sua gestão. O debate ganhou força nos últimos meses, após a revelação de um contrato entre a esposa do ministro Alexandre de Moraes e o Banco Master e da viagem de Dias Toffoli na companhia de outro advogado do banco em um avião particular.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve