Flash, app do Facebook, para enviar fotos e vídeos que se apagam e compartilhar conteúdo que some. (Foto: Divulgação/Facebook)
O Facebook escolheu o Brasil para estrear sua nova investida contra o Snapchat nesta quarta-feira (veja abaixo um comparativo entre Flash e Snapchat). A rede social lança no país o Flash, uma rede social móvel com bate-papo embutido que adota alguns dos principais recursos do rival: imagens e histórias que se autodestroem e filtros engraçadinhos. O aplicativo chegará antes para Android, a partir das 12h na Google Play.
O Flash funciona assim:
– Você abre o app e tira uma foto com ele
– Inclui na imagem uma máscara
– Escreve alguma coisa nela ou inclui um emoji
– Para iniciar uma conversa, tem de enviá-la a um contato
– Ou compartilhá-la com seus seguidores
– A partir daí, eles te respondem
– As imagens se apagam em até cinco segundos
As modificações faciais colocam em ação a tecnologia do Masquerade (ou MSQRD), app comprado em março pelo Facebook e que fez sucesso por importar o que o Snapchat chama de “lentes”.
Em tempo: se, no Snapchat, você envia “snaps” da vida, no novo app do Facebook, cada sorriso é um flash. A sensação é a de "já vi isso antes".
Câmera primeiro e Brasil primeiro
O Flash força as pessoas a interagirem com a câmera antes, em vez de qualquer outro recurso do smartphone, como o teclado, exatamente como o Snapchat. E o Facebook não esconde que a intenção é essa mesmo. “Reconhecemos que as redes sociais mudaram o que eram há cinco anos. A câmera se tornou o centro das redes sociais para compartilhar vídeos e fotos”, explicou George Wang, gerente de produto do Flash, no Facebook.
O Flash repete a mesma estratégia aplicada no Stories, no Instagram, e nas transmissões ao vivo do Facebook. Mas, dessa vez, a rede social escolheu o Brasil para ponto de partida, porque o Brasil tem funcionários que "abraçam facilmente novidades". “Nós aprendemos que o tamanho do app é importante”, comenta George. “As pessoas não conseguem instalar apps sem deletar fotos ou aplicativos ”, comenta Wang. O Facebook não revela se pretende levar o app a outros países.
O “Flash” tem só 25 Megabytes. O WhatsApp, por exemplo, pesa 98,3 MB. “O que nós queríamos é fazer com que todos pudessem compartilhar sem se preocupar com o uso de dados ou se as fotos dele foram realmente enviadas”, diz Wang.
O app possui três saídas:
– O formato de fotos e vídeos reduz a quantidade de dados
– O Flash possbilita carregar tipos diferentes de conteúdo, para 3G ou 4G
– Quando o celular estiver no Wi-Fi, o app baixa imagens para ter informação em cache
– Se fica sem conexão, o serviço salva o post para enviá-lo quando houver sinal
Fonte: G1