Em breve, o aplicativo Facebook Messenger permitirá que seus usuários enviem, além de emoticons, dinheiro. A iniciativa é mais uma em campo cada vez mais lotado de ideias destinadas a agradar uma geração cada vez mais sem fio e sem dinheiro. Serviços como o PayPal, sua unidade Venmo e o app Snapchat já deixam usuários enviarem dinheiro aos amigos e familiares pelo smartphone, desde que os aplicativos estejam conectados às contas bancárias ou cartões de crédito, é claro.
O serviço que o Facebook anunciou nesta semana é gratuito, funciona com cartões de débito e está disponível em dispositivos móveis da Apple e naqueles que rodam Android, além de computadores. Inicialmente, só os Estados Unidos terão acesso à novidade, mas o serviço deve ser expandido ao longo do tempo. A maior rede social do mundo é quem irá processar os pagamentos e, por isso, enfatizou que o serviço é seguro.
Para enviar dinheiro, os usuários do Facebook Messenger precisam apenas tocar no novo ícone de dinheiro, simbolizado por um cifrão ($). O botão ficará do lado dos botões que permitem que o usuário envie fotos, emoticons ou o polegar de Curtir. Em seguida, basta digitar o valor que se deseja enviar, tocar em “pagar" no topo do canto direito e digitar o número do seu cartão de débito. Para receber o dinheiro pela primeira vez, é preciso colocar o número do cartão.
Uma vez que o usuário adiciona o número do cartão, ele poderá configurar o serviço para receber um código pin que será usado na próxima vez que ele desejar enviar dinheiro. Em dispositivos da Apple que possuem leitor de digital, é possível habilitar a função e fazer transações utilizando a impressão digital.
Para ajudar a aliviar as preocupações sobre a segurança, o Facebook salientou que a rede social lida com mais de um milhão de transações de pagamentos em seu site todos os dias em razão de seus anunciantes e jogadores. Segundo a empresa, seus sistemas de pagamentos são armazenados separadamente das outras partes da rede social e possuem um acompanhamento e controle adicional.
Fonte: iG