Durante reunião no gabinete do senador Blairo Maggi em Brasília, na quarta-feira (09), o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) entregou a coordenação da bancada federal de Mato Grosso ao deputado Fábio Garcia (PSB). O progressista agradeceu a confiança depositada na indicação, exercida em 2015.
Ezequiel fez um balanço da sua atuação e apresentou o trabalho realizado pela bancada federal em prol de Mato Grosso, no Primeiro e segundo semestre de 2015. Dentre as ações da bancada federal, no primeiro semestre de 2015, à articulação junto ao governo federal na liberação dos R$ 400 milhões do Auxílio Financeiro de Apoio às Exportações (FEX), e a participação relevante da bancada nas negociações e solução da greve dos caminhoneiros.
Com relação ao segundo semestre, Ezequiel lembrou, especialmente da reunião que definiu que a emenda de bancada no Orçamento Geral da União (OGU), no valor de R$ 150 milhões para um investimento estruturante, a construção do trecho rodoviário na BR-174 entre os municípios Castanheira e Colniza, região norte do Estado.
Em nome do grupo, o coordenador é o responsável por encaminhar emendas na Comissão de Orçamento, solicitar audiências ministeriais e cobrar liberações dos recursos federais de interesse do Estado. O cargo é um posto informal e não possui benefício formal na Câmara dos Deputados.
Ao final, Fonseca elogiou o trabalho em conjunto desenvolvido pela bancada federal, evidenciou a importância da alternância de parlamentares na função e garantiu ajudar integralmente o novo coordenador nas ações do grupo em 2016.
A bancada federal de Mato Grosso é formada pelos senadores Wellington Fagundes (PR), José Medeiros (PPS) e Blairo Maggi (PR) e deputados federais Ezequiel Fonseca (PP) licenciado, Adilton Sachetti (PSB), Fábio Garcia (PSB), Nilson Leitão (PSDB), Ságuas Moraes (PT), Victório Galli (PSC), Valtenir Pereira (Pros), Carlos Bezerra (PMDB) e José Augusto Curvo (PDT).