A Força Área Brasileira (FAB) iniciou na manhã deste domingo (12) as buscas por uma aeronave monomotor que desapareceu após decolar de Espião D'Oeste, em Rondônia, e desaparecer na região de Guarantã do Norte (745 km de Cuiabá). Ontem (11), foram feitos sobrevoos na tentativa de encontrar o avião modelo Paradise, prefixo PU-PPY, em área de floresta entre Guarantã do Norte e o Pará.
A aeronave SC-105 SAR da FAB possui um sistema eletro-óptico de busca de imagem e por espectro infravermelho, que permite realizar buscar pelo calor, podendo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.
A FAB disse ontem que levantamentos de dados sobre a aeronave e a apuração sobre a possível trajetória tinham começado no intuito de estabelecer as novas fases da operação e de comunicar as autoridades responsáveis.
Conforme o site Só Notícias, no avião estavam o piloto (identidade não confirmada), e o empresário Joerli Silvares Teixeira, 34. A esposa dele, Keila Cassiano da Silva registrou na delegacia de Polícia Civil de Guarantã do Norte o desaparecimento do avião, na última quarta-feira.
“Consegui falar com Jorlei pelo celular por volta das 12h, mas a ligação ficou muito ruim e acabou perdendo contato. Sabemos que eles iriam parar em Redenção (PA) para reabastecer a aeronave e, depois, seguiriam para Fortaleza (CE), onde o piloto que é amigo dele mora”.
Keila afirmou ainda que recebeu uma foto de Jorlei Silvares sobrevoando a região do rio Peixoto. “Por isso, acreditamos que a aeronave pode ter caído nessa região entre Mato Grosso e o Pará. Também confirmamos que em Redenção onde ele iria reabastecer nem sequer chegou. Alguma coisa aconteceu. Ele me mandou uma foto sobrevoando a região e pode ter caído nesse intervalo para frente”.
Jorlei Silvares é proprietário de uma revendedora de veículos em Espigão D’Oeste.