Mix diário

Fávaro: expectativa é de redução de restrição comercial ao frango brasileiro ao fim dos 28 dias

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta quarta-feira, 4, que o Brasil demonstrou ao mundo a robustez do seu sistema sanitário ao controlar o foco de gripe aviária registrado no País. “Nessa crise, o Brasil mostrou ao mundo a robustez do sistema sanitário”, declarou durante coletiva de imprensa para atualização dos casos da doença.

Segundo Fávaro, o País já chegou à metade do período de vazio sanitário – os 28 dias sem novos registros de gripe aviária em granjas comerciais – sem novas mortes de animais.

Ele reforçou que o caso detectado em Montenegro (RS) está contido. “Fica comprovado que o caso de gripe aviária em Montenegro não saiu da granja”, afirmou.

A expectativa do governo é de que, ao final desse prazo, as restrições comerciais impostas ao frango brasileiro sejam retiradas. “A expectativa é de redução das restrições comerciais ao frango brasileiro ao fim dos 28 dias”, destacou o ministro.

Fávaro destacou que o sistema de emergência zoossanitária continua ativo e vem sendo ampliado para garantir a detecção rápida de qualquer novo foco. Atualmente, oito suspeitas de gripe aviária estão sob investigação – nenhuma delas em granjas comerciais.

O ministro também comentou sobre o caso de gripe aviária em um animal silvestre no zoológico de Brasília. Segundo ele, a ocorrência não gera preocupação sanitária nem impacto comercial. “Não há alarde com a confirmação de gripe aviária em animal silvestre em zoológico de Brasília”, disse. “Esse caso não tem restrição comercial”, completou.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve