Política

Ezequiel defende implantação da UFMT em Cáceres

Foto: Divulgação

Foi assinado na noite desta segunda-feira (14), pelo governador, Pedro Taques e Associação Pró-Hidrovia o Termo de Cooperação Técnica para início dos trabalhos e estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental para a reativação do Porto Fluvial de Cáceres e retomada da rota hidroviária Paraguai – Paraná. 

O evento contou com a presença do Ministro das Relações Exteriores, José Serra e deputado federal, Ezequiel Fonseca (PP), representante da região oeste na Câmara dos Deputados. 

A hidrovia, ao ser retomada, será utilizada no transporte de cargas entre o Estado de Mato Grosso e outros centros de exportadores. O prazo do estudo de viabilidade pode durar até dezoito meses. 

Na ocasião, o deputado Ezequiel Fonseca declarou que a integração comercial com os mercados internacionais trará grandes investimentos para a região oeste, e consequentemente, desenvolvimento econômico e social para todo Estado. 

Ele citou o trabalhando que está fazendo em Brasília, juntamente com a bancada federal, na viabilização de emenda parlamentar, no valor de R$ 13 milhões, para a construção do trecho de 70 quilômetros entre a BR 174, próximos à Cáceres, que ligará ao terminal portuário, localizado na Fazenda Santo Antônio das Lendas. 

Segundo ele, a retomada do porto fortalecerá, especialmente, a logística dos produtos das empresas à serem instaladas nas Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em processo de licitação e construção no município de Cáceres. 

"O transporte de cargas através da hidrovia permitirá além da redução do custo do frete a diminuição no tempo de viagem, uma importante alternativa econômica para as empresas instaladas na ZPE e com isso a certeza do aumento da competitividade". 

Para o progressista a geração de novos empregos e investimentos na região de fronteira será um ganho imprescindível também para os jovens. 

"São muitas as dificuldades existente na região fronteiriça, especialmente, pela falta de segurança e, incapacidade de conter o tráfico de drogas; os jovens infelizmente são os mais atingidos, muitas vezes explorados como mulas na rota do tráfico. Com esses novos investimentos, surgirão novas oportunidades e empregos, dificultando o acesso ao caminho do tráfico". 

E lembrou-se da luta travada há mais de três anos pela implantação do polo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desta vez, no município de Mirassol D' Oeste, para atender os municípios da região. 

"Estamos trabalhando com possibilidade de instalação de um polo da UFMT na região, existe um movimento em prol deste objetivo, não vamos descansar até conseguir vencer essa luta, é de interesse de toda a região". 

O evento foi realizado no auditório Cloves Veoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Também estavam presentes o vice-governador, Carlos Fávaros; deputados estaduais, Wancley, Dr Leonardo, Zé Domingos e Nininho, como também a embaixadora Eugênia, prefeito de Cáceres Francis Mares; prefeito interino de Cuiabá, Aroudo Kuzai; prefeito Maurão, empresários brasileiros, líderes do setor produtivo mato-grossenses e argentinos.

Fonte: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões