Esportes

Exposição sobre futebol brasileiro começa hoje no Pantanal Shopping

 
A exposição traz um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do nosso futebol, entre objetos, fotos, vídeos, instalações interativas que também mostram como o futebol permeia as mais diversas áreas de conhecimento.
 
Desde sua estreia em Brasília em dezembro passado, BRASIL um país um mundo já passou por Curitiba, Salvador, Recife, Porto Alegre, Natal, Fortaleza e Belo Horizonte e rodará até julho pelas demais cidades-sede da Copa. Integrante da Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, a exposição traz um acervo composto de relíquias que levam o visitante numa viagem pelo tempo até os anos 1930, reunindo camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras.
 
O futebol e a identidade brasileira – "Peças raras e exclusivas vão ilustrar não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento," diz o jornalista Ricardo Corrêa, curador da exposição.
 
Ana Gonçalves, diretora da Footwise, idealizadora do Brasil um país um mundo, diz que a exposição foi pensada de maneira a forma de contar a história do Brasil por meio do futebol. "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país", diz Ana.
 
Patrocinada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste e apoiada por Rede Anhanguera, revistas Placar e Veja, GettyImages e Pantanal Shopping, BRASIL um país um mundo será dividida em eixos temáticos. No segmento Paixão, Diversidade & Sagrado, vídeos, objetos e fotos mostram as mandingas, as promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro são invocados pelo torcedor — o visitante poderá gravar um depoimento de 30 segundos sobre seu amor pelo futebol, que será publicado no site do projeto.
 
Na seção Tecnologia, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios, os placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada nas chuteiras e bolas) e de cobertura midiática.
 
O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmento História, que documenta as emocionantes excursões do Santos de Pelé e da Canarinho durante a Guerra de Biafra, na Nigéria, e a Guerra do Haiti. Em Moda, o recorte e o estilo dos uniformes de futebol nas várias décadas desde o século XIX são analisados.
 
Cor local – A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede terão um espaço exclusivo em cada cidade que receberá a exposição, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.
 
Valorização do futebol brasileiro – O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do site www.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas, com intuito de orientá-los como agentes multiplicadores, replicando um legado de conhecimento – e reconhecimento – da cultura do futebol aos jovens estudantes brasileiros.
 
Outro objetivo do projeto, que tem parceria com entidades como a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil — ACMB e a Fundação Cafu, é valorizar a memória dos campeões mundiais do país. Por isso, semanalmente em cada exposição, um campeão mundial estará no local e lembrará junto com o público das glórias da seleção.
 
Fonte: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos