Pantanal+10 apresenta a primeira etapa do projeto em Cuiabá que regista a evolução climática no Pantanal e na vida de seus habitantes
O grito de alerta sufocado pela fumaça é o destaque da primeira etapa do projeto Pantanal+10, cujo objetivo é documentar o pantanal durante uma década (2020 – 2030). O fotógrafo José Medeiros, idealizador do projeto, lança nesta terça-feira (13.09), às 19h, no Palco Cultural do Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, a exposição e o livro “Céu e Inferno em Terras Alagadas”, com exibição do documentário curta metragem “Fogo e Fé “.
Em 2020, a maior planície alagada do mundo chamou atenção por arder em chamas. Após a tragédia com os incêndios fora de controle, o período de cheia não ocorreu. A região enfrentou uma gigantesca seca no ano passado. Mais uma vez o mundo viu o drama de animais e dos homens para sobreviver no pantanal.
“As imagens dramáticas que este projeto apresenta são o retrato de um Leviatã incontrolável, que só os céus podem resolver”, define o artista plástico e crítico Humberto Espíndola.
Segundo José Medeiros, o projeto Pantanal+10 vem conscientizar a sociedade sobre os reais impactos negativos que a ação humana traz para o planeta. As imagens são ferramentas potentes, capazes de transmitir sensações e sentimentos, gerar reflexões sobre a importância e urgência da conservação e preservação ambiental.
“O Pantanal vem sendo ameaçado ano após ano pela mineração ilegal, a fronteira agrícola que consume a vegetação nativa, e principalmente as absurdas propostas de criação de hidrovias no rio Paraguai e a implantação de hidrelétricas. O Pantanal é um berçário da natureza hoje pedindo socorro”, alerta o fotógrafo.
O projeto Pantanal+10 apresenta durante o mês de setembro no Goiabeiras Shopping a Exposição “Céu e Inferno em Terras Alagadas” uma composição de séries fotográficas em tamanhos variados e instalações expográficas. Na abertura haverá uma performance provocativa do documentarista José Medeiros com a participação de artistas e atores locais.
O Livro “Céu e inferno em Terras Alagadas” publicado pela Editora Origem. Fotografias disponibilizadas em 100 páginas, com textos críticos de Humberto Espíndola, artista plástico, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, e do crítico e curador Juan Esteves, participação especial da pantaneira, crítica de artes Aline Figueiredo.
O documentário “Fogo e Fé” é um curta metragem com depoimentos sobre a tragédia vivida pelos pantaneiros. Apresenta cenas impactantes da destruição do fogo e a fé das mulheres rezadeiras que clamam pela salvação do Pantanal.
PANTANAL +10
O projeto nasceu do questionamento “O Pantanal é a maior planície alagada do mundo, patrimônio Natural da humanidade, reserva da biosfera, mas até quando?”. A partir dos incêndios de 2020, José Medeiros se propôs documentar as transformações pantaneiras durante os próximos dez anos. Estamos na produção da segunda fase, o terceiro ano do projeto sob título, Águas do Pantanal, vamos documentar as principais nascentes e os rios que formam o complexo mosaico de biomas que formam o pantanal.
Conforme dados do MapBiomas – Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro com a maior redução hídrica, 57% seguindo pelo estado de Mato Grosso, onde basicamente o Pantanal, e toda a bacia do Paraguai perderam 80% da superfície de água.
O projeto Pantanal +10 é idealizado por José Medeiros imerso há 30 anos no Pantanal. Em 2014, lançou seu primeiro livro de fotografias, resultado de onze anos de dedicação. “O Pantanal de José Medeiros” retrata o homem pantaneiro e sua cultura singular ainda preservada.
A Associação A Casa do Centro é responsável pela produção, execução e realização do projeto. Em Cuiabá contamos com a parceria para realização da mostra, o Palco Cultural Goiabeiras localizado no I Piso mall e a Cia das Artes e Associados – CIDARTA.
O projeto tem apoio do Sesc Pantanal, Documenta Pantanal, Instituto do Homem Pantaneiro (IHP), Belgo Bekaert Arames, Nobre Photo Priting Impressões Fine Art, Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Observatório do Pantanal e Instituto Centro de Vida (ICV).
Interessados em conhecer e apoiar o projeto, acessar nossas redes sociais @josemedeirosfotografo e @acasadocentromt. Mais informações: (65) 99272-0314.
SERVIÇO:
Exposição Céu e inferno em terras alagadas
GOIABEIRAS SHOPPING
Av. José Monteiro de Figueiredo, 500 – Duque de Caxias – Cuiabá MT Cep 78043-300
Local: Palco Cultural Goiabeiras Shopping | 1º piso | Sala 266
Abertura: terça-feira, 13 de setembro | Horário: 19h
Funcionamento: de Segunda a Sábado, das 14h às 20h
Para agendamentos: 65 992720314
#todospelopantanal