Segundo Olice Bertoldi, membro do comitê organizador da feira, a exibição de maquinários rurais será maior neste ano. “Consequentemente, esperamos que as negociações aumentem. O diferencial desta edição é a vitrine rural que vai mostrar aos visitantes e aos produtores rurais todas as partes da cadeia produtiva agrícola e pecuária. Quem visitar este pavilhão poderá tirar dúvidas sobre os diferentes sistemas em exposição com os técnicos presentes”, explica.
A Expolucas 2013 vai contar com 260 estandes, 10 a mais em relação ao ano passado. “A feira atende às necessidades de lazer da população e às demandas do produtor”, acrescenta.
A expectativa é que mais de 120 mil pessoas passem pelo parque de exposições em Lucas do Rio Verde, ao longo da feira. A programação contará também com shows nacionais de Munhoz e Mariano, Aviões do Forró, Capital Inicial e Jorge e Matheus, além de atrações regionais.
Leilão virtual – Pelo segundo ano consecutivo, a Expolucas será palco de um leilão de gado de corte, na modalidade virtual, que movimentará o setor pecuário na região. Comandado pelo Grupo Estância Bahia, o leilão ofertará 5 mil animais para cria, recria e engorda.
Para o empresário Joci Piccini, a inclusão do leilão na programação da Expolucas 2013 eleva o nível da feira e proporciona maior visibilidade da produção regional. “Este tipo de leilão é um grande incentivo à agropecuária e produção regional e fortalece a produção de carnes, que é nossa grande vocação econômica”.
Cadeias produtivas – Para demonstrar as potencialidades de Lucas do Rio Verde, um novo espaço foi montado na Expolucas 2013. O Pavilhão da Cadeia Produtiva, como está sendo chamado, vai expor a diversificação econômica do município, desde a produção de grãos até a transformação em carnes.
Conforme o secretário municipal de Agricultura, lldo Romancini, uma das alas ficará a cargo da BRF, que mostrará como a suinocultura e a avicultura contribuem para a economia de Lucas do Rio Verde. A produção de soja, milho, algodão e outros grãos será apresentada pela Secretaria de Agricultura. “É um espaço para mostrar para toda a população o que o município está produzindo hoje, do grão até a carne, e para os visitantes também levarem boas recordações e conhecimentos sobre a economia de Lucas do Rio Verde”, explica o secretário.
Um espaço será destinado à demonstração da agricultura familiar, com a produção de hortifrúti e piscicultura. O projeto da bacia leiteira também será contemplado. O Pavilhão da Cadeia Produtiva será montado no espaço onde antes funcionava o Pavilhão do Comércio. Os expositores deste local já foram realocados para outros estandes no Parque de Exposições Roberto Munaretto.