Uma explosão na cidade de Suruc, no sudeste da Turquia já perto da fronteira com a Síria, deixou 27 mortos e levou outros cerca de 100 para o hospital nesta segunda-feira (20), disseram autoridades turcas.
O número de mortos foi informado pelo gabinete do primeiro-ministro turco à Associated Press (AP). Não houve reivindicação imediata pela explosão em Suruc, que fica do outro lado da fronteira da cidade síria de Kobani, palco de batalhas ferozes entre grupos curdos e os terroristas do Estado Islâmico.
Kobani foi a maior derrota do grupo Estado Islâmico no ano passado, uma vez que os militantes estabeleceram o controle sobre grandes áreas do Iraque e da Síria. A cidade tornou-se um símbolo da resistência curda.
Uma segunda bomba explodiu também nesta segunda ao sul de Kobani perto de um posto de controle da milícia curda no caminho para a maior cidade da Síria, Aleppo, de acordo com um oficial curdo no Kobani, Idriss Naasan. A explosão causou danos menores e não houve vítimas, disse ele.
A explosão em Suruc ocorreu em um centro cultural, enquanto um grupo político realizava coletiva sobre a reconstrução do Kobani. Segundo a imprensa, 300 pessoas da Federação das Juventudes Socialistas se hospedavam no centro cultural e estavam se preparando para viajar para Kobani e ajudar com a reconstrução.
Kobani também foi palco de ataques surpresa no mês passado que deixaram mais de 200 mortos.
Fonte: iG