Segundo a imprensa italiana, Simone Camilli, de 35 anos, filmou há três anos um documentário sobre a Faixa de Gaza e trabalhava para vários meios de comunicação internacionais, incluindo a agência de notícias americana Associated Press.Camilli trabalhou em coberturas no Oriente Médio, Turquia e Bálcãs. Também fez reportagens sobre o naufrágio do cruzeiro "Costa Concordia" na Itália.
A explosão ocorreu em Beit Lahiya, cidade ao norte da Faixa de Gaza que foi cenário de intensos confrontos entre forças israelenses e militantes palestinos. Três técnicos em explosivos que trabalhavam no míssil morreram.Em comunicado, a polícia de Gaza disse lamentar as mortas de três de seus homens, identificando como o chefe da equipe antibombas local, seu vice e outro oficial. O texto diz que uma bomba não detonada ao ser lançada por israelenses havia explodido.
De acordo com um correspondente da AFP, outro repórter local ficou gravemente ferido.A explosão aconteceu poucas horas antes do fim de uma trégua de 72 horas, que está em vigor desde a noite de domingo (10).Israel e Hamas mantêm negociações indiretas no Cairo, com a meta de alcançar um acordo que acabe em definitivo com a ofensiva israelense, iniciada em 9 de julho, na Faixa de Gaza.
G1