Cidades

Exame de urina ajuda a diagnosticar doenças

 
“Alguns compostos presentes na urina são indicativos de outras doenças. Não é comum excretar, por exemplo, proteínas na urina. Então, esse pode ser um sinal de disfunção renal, o que em estágio avançado pode ter apenas o transplante de rim como solução definitiva”, explica Dra. Natasha Slhessarenko, diretora-médica e patologista clínica do laboratório Cedic Cedilab. 
 
Outra substância que apresenta risco à saúde, quando presente na urina, é a glicose. “Se o resultado do exame evidenciar a presença de glicose, o médico deve avaliar as chances do paciente ter diabetes”, comenta Dra. Natasha. A especialista acrescenta que, em crianças, algumas substâncias encontradas na urina podem indicar problemas metabólicos, como a tirosinemia, por exemplo. 
 
A médica ressalta que este teste é muito sensível, mas é pouco específico, ou seja, por meio deste exame diversas doenças podem ser suspeitadas, mas a confirmação deve vir de exames que envolvam uma avaliação laboratorial mais profunda. 
 
Análise
 
A coleta do sumário de urina é bem simples. Basta o paciente colher, preferencialmente, a primeira urina da manhã. Se não for possível, é preciso esperar um intervalo de duas a quatro horas após a última micção.  
 
“O paciente deve desprezar o primeiro e o último jato de urina. A coleta deve ser feita num recipiente limpo e esterilizado. De preferência, no frasco oferecido pelo laboratório”, esclarece Dra. Natasha Slhessarenko, diretora-médica e patologista clínica do laboratório Cedic Cedilab.  
 
A avaliação do teste é composta por três partes, sendo a primeira a análise das características físicas da urina, na qual é observada a cor, o cheiro e o volume da urina. A segunda etapa avalia as propriedades químicas. “Nesta fase, serão analisados 10 parâmetros, que incluem o PH da urina, a densidade urinária, a presença de leucócitos, hemáceas, proteínas, glicose, bilirrubina, até a presença de substâncias como nitrito”, enumera a médica. Na última parte é avaliado o sedimento urinário, procedimento feito no microscópio, o qual permite visualizar a presença de células, cilindros, cristais, dentre outras substâncias, que podem sinalizar a presença de alguma doença.
 
Cedic Cedilab
 
O Cedic Cedilab atua na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso e tem como princípio a excelência no atendimento e máxima eficiência na realização de exames laboratoriais e de imagem. O Cedic Medicina Diagnóstica foi fundado em 1995 e o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000.  A união das duas marcas tem o objetivo de oferecer as melhores soluções em exames laboratoriais e por imagem em um mesmo local, garantindo conforto e conveniência ao cliente. São mais de três mil tipos de exames oferecidos em 4 unidades de atendimento. 
 
Além disso, o Cedilab possui as certificações ISO 9001, de gestão de qualidade; ISO 14001, de gestão ambiental; o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC); e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). 
 
O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui uma equipe médica composta por profissionais altamente capacitados. 
 
Da Assessoria 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.