A ex-vereadora de Nossa Senhora do Livramento (55 km de Cuiabá/MT), Teresa Rios (PT), 55 anos, e seu marido Aluizio da Silva Lara, 56, foram assassinados a tiros na propriedade do casal localizada comunidade de Mata Cavalo.
Os corpos foram encontrados por um dos filhos do casal por volta das 15h desta quinta-feira (07). Segundo a Polícia Judiciária Civil, as vítimas foram executadas na manhã do dia 06 conforme apurou a Polícia Técnica. Os corpos encontram-se no Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá.
O prefeito Silmar de Souza Gonçalves (PSDB) lamenta, por meio de nota, a morte da ex-vereadora, que também foi candidata à vice-prefeita de Livramento e atuou como secretária de Desenvolvimento da Agricultura Familiar no município.
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários – Seaf MT, lamentou e repudiou o assassinato da militante histórica da agricultura familiar do Estado.
Segundo a Seaf, Teresa participou de congressos sobre agricultura familiar representando Mato Grosso em outros países, levantava a bandeira dos pequenos produtores e o empoderamento da mulher rural há mais de 20 anos, era a atual presidente da Unicafes em MT (União Nacional das Cooperativas de agricultura familiar e Economia Solidária), conselheira ativa do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável vinculado a Seaf e feirante na Central de Comercialização da Agricultura Familiar José Carlos Guimarães.
O Secretário de Estado de Agricultura Familiar de MT, Suelme Fernandes, classifica o acontecimento como uma barbárie contra as lideranças da agricultura familiar e lembra que Teresa Rios representava a força da mulher rural guerreira que defendeu a reforma agrária.
O Secretário de Segurança Pública de MT, Rogers Jarbas, determinou que a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), para comandar as investigações no local e a busca pelos assassinos.
O Governador Pedro Taques, amigo de Teresa, se prontificou a tomar tomas as providências cabíveis para que o crime não fique impune.
Em grupo de WhastApp, a ex-senadora Serys Slhessarenko escreveu: "TEREZA RIOS! Mulher guerreira! Mulher de luta na defesa dos pequenos produtores rurais, da reforma agrária e do empoderamento da mulher rural…. tantos anos buscando sempre avançar na luta pela terra e organização da agricultura familiar, economia Solidária etc…sempre teve lado com determinação ….. infelizmente , liderança de lutadores pelos direitos de organizações populares sao malditamente assassinados –TEREZA, ficamos com a sensação de perda irreparável …. mas por outro lado com certeza lutadores de suas CAUSAS, continuarão bravamente…. a saudade é grande e as lembranças de suas buscas não se apagarão ….Que Deus a receba e conforte seus familiares e de seu marido… ".
Também em rede social, a ex-vereadora de Cuiabá, professora Vera Araújo (PT), lamenou a morte de Teresa Rios: "Luto pela perda da companheira Tereza Rios e de seu esposo. Grande liderança da agricultura familiar, da região de Nossa Senhora do Livramento/MT. Exigimos a apuração e elucidação desse crime, assassinados cruelmente no sítio de sua propriedade. Vão em paz. Justiça em tempos tão difíceis".