Política

Ex-secretário de Saúde Indígena assume pasta na Funai

O ex-secretário especial de Saúde Indígena, Rodrigo Rodrigues, volta a ocupar um cargo para defesa dos povos indígenas. Nesta terça-feira (28), ele anunciou que assumirá a Diretoria de Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão ligado ao Ministério da Justiça.

Na nova ocupação, o diretor irá tratar de questões relacionadas à exploração do sub-solo, demarcação, registro, tribos de recente contatos e isoladas, além de coordenar todas as regionais da Funai no Brasil.

De acordo com o diretor, um dos principais desafios será trazer equilíbrio e isenção a Funai para o tratamento de terras indígenas. “Nosso foco e missão é desaparelhar a Funai e anular qualquer influência externa (leia-se ONG's), colocando frente à frente, diretamente, os procuradores e as lideranças indígenas”, destaca. 

Rodrigues afirma que as ONGs, em especial as estrangeiras, têm poder de manipulação sobre os povos indígenas, “imprimindo a elas uma política que só gerou miseráveis”.

Um dos casos é o da região de Maraiwatsede, em Mato Grosso, sobre a qual o atual diretor explica que já são mais de dois mil processos relativos a terra, sendo a maioria para indenizar produtores da região.  

“Os dois lados foram injustiçados [ruralistas e indígenas], como por exemplo, o caso da Maraiwatesede, um absurdo total, pois ali nunca foi terra indígena. De uma área próspera se tornou um campo de miséria, por isso temos que ter equilíbrio, isenção e transparência total”, revela. 

Rodrigo Rodrigues segue afirmando que com equilíbrio, transparência, e respeito às leis ambientais, vai elaborar um projeto que permita a exploração das terras indígenas, e também a inclusão definitiva dos povos indígenas na sociedade por meio do seu empoderamento.

Protesto

Em fevereiro deste ano, lideranças indígenas de várias regiões do País se organizam para irem à Brasília (DF) protestar contra a exoneração do mato-grossense Rodrigo Rodrigues. As lideranças temiam que ocorresse retrocesso nos avanços na política de saúde indígena no país conquistados nos últimos anos.

Veja mais

Indígenas reagem contra troca no Sesai e seguem para Brasília

Em protesto contra exoneração de secretário, indígenas ocupam ministério

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões