Política

Ex-secretário adjunto de saúde falará a CPI das OSs nesta terça

O ex-secretário adjunto de saúde, Marcos Rogério Lima Pinto e Silva, falará nesta terça-feira (9) na CPI das OSs (Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a implantação do sistema em Mato Grosso), na Assembleia Legislativa de Cuiabá. O depoimento está marcado para as 10h, na sala 104 da AL.

A CPI investiga supostas irregularidades no repasse de recursos do Governo do Estado aos municípios, bem como possíveis falhas na execução dos contratos firmados pelo Estado entre OSs e os hospitais regionais. A Comissão está sob a presidência do deputado estadual, doutor Leonardo Albuquerque (PDT/MT). O ex-secretário de Saúde, Pedro Henry, mentor do modelo que introduziu a gestão dos hospitais regionais por OSs, em Mato Grosso deve depor dia 30 de junho.

Amanhã (09), formaliza-se a segunda rodada de oitivas executadas pela CPI das OSs e a expectativa do deputado Leonardo é que o ex-secretário adjunto de Saúde possa revelar dados e protocolos que elucidem o atraso de repasses aos municípios nos anos de 2012, 2013 e 2014.  

Em avaliação aos trabalhos já realizados, o mentor da CPI, Leonardo salientou que os esclarecimentos prestados nos depoimentos das servidoras da Secretaria de Estado de Saúde e membros da Comissão Permanente de Contrato e Gestão de Saúde, Gleids Duarte Martins de Souza e Eterna Mariza Montalvão foi relevante, pois apresentaram o formato dos convênios que eram firmados entre o Poder Executivo e as entidades de gestão dos hospitais.

“Com as oitivas que fizemos chegamos à conclusão que existem falhas das comissões de avaliação. Isso ficou bem claro. Apesar do Estado ter dezenas de contratos e não ter estrutura para fazer as vistas 'in loco' é preciso que seja reconstituída a comissão especial responsável pela validação dos relatórios. Também é necessário que o Estado possa pagar o que é devido e realizado pelas OSs em Mato Grosso”, ressaltou o presidente.

Assessoria

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões