Jurídico

Ex-reitor da Unemat, deputado Adriano Silva vira réu em ação sobre fraudes

Deputado Adriano Silva (PSB), ex-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), agora é réu em uma ação judicial que investiga a contratação de empresas supostamente “fantasmas”. As referidas empresas foram contratadas para prestar serviços de manutenção à instituição, no período de 2010 a 2014.

O pedido de investigação do crime é do Ministério Público Estadual, que juntado aos indícios presentes enviou carta a juíza Joseane Carla Viana Quinto, da 4ª Vara Cível de Cáceres.

De acordo com o FolhaMax consta no documento, que funcionários da universidade fraudaram a participação das empresas no sorteio da licitação realizado em 2008. No entanto, o processo referente ao crime só foi proferido no ano seguinte, sendo 2009.

A magistrada decidiu ainda acatar a denúncia por verificar que havia provas suficientes para dar prosseguimento. “Verifica-se que, de fato, há seriíssimos indícios da prática de atos ímprobos pela requerida. Logo, se os fatos narrados na peça vestibular constituem, em tese, atos de improbidade, deve o Juízo receber a petição inicial da ação proposta, promovendo o seguimento do feito. Isso posto , e por tudo mais que dos autos consta, Decido… receber a peça exordial, eis que preenche os requisitos previstos”. 

Também respondem ao processo os servidores Taisir Mahmudo Karin, Wilbum de Andrade Cardoso, Ana Lúcia Matiello Miranda, Joanice Batista do Espírito Santo, Expedita Fiqueiredo de Souza, Luciano Pinho Garcia, Antonio Martelo Neto, Terezinha de Brito Kondo e Claudinei Pereira Avelino. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.