Dona Lourdes Fragelli, ex-primeira-dama de Mato Grosso, viúva do ex-governador José Fragelli (1915-2010) morreu nesta quinta-feira (22), aos 94 anos, em decorrência de pneumonia. Ela estava em Campo Grande (MS) quando faleceu por volta das 5h, mas morava em Aquidauana, interior de Mato Grosso do Sul.
A ex-primeira-dama nasceu no dia 2 de julho de 1922, em Cuiabá, e mudou-se para a região Sul do Estado, que ainda não era divido, com alguns meses de vida. Lá, viveu em uma fazenda da família em Aquidauana, cidade hoje a 135 km de capital Campo Grande.
Herdeira de uma das famílias mais importantes do Mato Grosso uno, dona Lourdes Fragelli teve uma trajetória de menina recatada, afastada dos pais aos 11 anos de idade para estudar em colégio interno, a jovem “sem mocidade”. Ela se casou logo depois de sair do internato.
Casou-se aos 19 anos com o então promotor de Justiça. Anos mais tarde ele seria eleito governador de Mato Grosso e senado, mandato pelo qual chegou a ser presidente do Congresso Nacional, entre 1985 e 1987.
Ela mudou-se para Cuiabá quando o promotor foi eleito deputado estadual. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, retornaram para a capital do Mato Grosso, em 1970, já como governador e primeira-dama. Ainda houve a passagem por Brasília, como senador, dando posse ao então presidente José Sarney. Dona Lourdes também era sobrinha do ex-governador de Mato Grosso, Fernando Corrêa da Costa.