Cidades

Ex-prefeito Roberto França é condenado por improbidade

 
A decisão é da juíza auxiliar da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular da Comarca de Cuiabá, Célia Regina Vidotti, diante ação ajuizada pelo Ministério Público do Estado (MPE) e que tramitava desde 2008. 
 
O MPE alega que o ex-prefeito agiu contra os princípios da impessoalidade e da moralidade, por ter atribuído o seu próprio nome ao ginásio poliesportivo do bairro CPA I.
 
Com a decisão, França teve os direitos políticos suspensos por três anos e, por esse mesmo período, está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais e creditícios. Ele ainda terá que devolver ao erário o valor de R$ 2,5 mil. 
 
À época, França chegou a argumentar que não se tratava de improbidade, pois apenas cumpriu a Lei Municipal nº 4.097/2001, aprovada pela Câmara. Naquela ocasião, o ex-prefeito ainda protestou dizendo que estranhar o posicionamento do MPE já que “vários outros desportistas já foram homenageados com seus nomes em mini-estádios, quadras, complexos desportivos, a exemplo do estádio José Fragelli, à época, Governador de Mato Grosso”.
 
A juíza sustentou, no entanto, que atribuir o nome de pessoas vivas a locais públicos é uma medida de autopromoção, contraditória ao princípio da impessoalidade. “Percebe-se, claramente, que a intenção, ao se estampar o nome do próprio prefeito em um ginásio poliesportivo, situado em um dos bairros mais populosos da cidade, não é outra senão a de lhe dar publicidade, ou seja, promoção pessoal”, finalizou ela. 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.