Plantão Policial

Ex-prefeito de Lucas é detido em operação da PF

O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (PSDB) está entre os alvos dos mandados de prisão expedidos na Operação Terra Prometida, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (27). 

Franz foi detido por suspeita de participação no esquema investigado pela PF e que apura irregularidades na concessão e manutenção de lotes destinados à reforma agrária.

Informações, ainda não confirmadas pela polícia, dão conta de que familiares do ministro da Agricultura, Neri Geller, também estejam entre os alvos. Além disso, conforme uma listra extra-oficial, também teriam sido detidos, o ex-diretor do Luverdense Esporte Clube, Edu Pascoski.

Ao todo, estão sendo cumpridos 52 mandados de prisão preventiva, 146 mandados de busca e apreensão e 29 de medidas proibitivas. Em Mato Grosso, os mandados – expedidos pela Justiça Federal de Diamantino/MT – são cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde. Também há investigados nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Inquérito 

Após denúncias veiculadas pela imprensa, em 2010, a respeito de irregularidades na concessão e manutenção de lotes destinados à reforma agrária em Mato Grosso, foi instaurado um inquérito para apurar as fraudes. 

No transcorrer da investigação descobriu-se uma verdadeira organização criminosa com forte atuação na região de Lucas do Rio Verde/MT e Itanhangá/MT, estruturada para cometer crimes de invasão de terras da União, contra o meio ambiente, falsidade documental, estelionato, corrupção ativa e passiva, cujas penas podem chegar a até 12 anos de reclusão.

PF faz operação de combate a invasão de terras de reforma agrária

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em