O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (PSDB) está entre os alvos dos mandados de prisão expedidos na Operação Terra Prometida, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (27).
Franz foi detido por suspeita de participação no esquema investigado pela PF e que apura irregularidades na concessão e manutenção de lotes destinados à reforma agrária.
Informações, ainda não confirmadas pela polícia, dão conta de que familiares do ministro da Agricultura, Neri Geller, também estejam entre os alvos. Além disso, conforme uma listra extra-oficial, também teriam sido detidos, o ex-diretor do Luverdense Esporte Clube, Edu Pascoski.
Ao todo, estão sendo cumpridos 52 mandados de prisão preventiva, 146 mandados de busca e apreensão e 29 de medidas proibitivas. Em Mato Grosso, os mandados – expedidos pela Justiça Federal de Diamantino/MT – são cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde. Também há investigados nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Inquérito
Após denúncias veiculadas pela imprensa, em 2010, a respeito de irregularidades na concessão e manutenção de lotes destinados à reforma agrária em Mato Grosso, foi instaurado um inquérito para apurar as fraudes.
No transcorrer da investigação descobriu-se uma verdadeira organização criminosa com forte atuação na região de Lucas do Rio Verde/MT e Itanhangá/MT, estruturada para cometer crimes de invasão de terras da União, contra o meio ambiente, falsidade documental, estelionato, corrupção ativa e passiva, cujas penas podem chegar a até 12 anos de reclusão.
PF faz operação de combate a invasão de terras de reforma agrária