O ex-deputado estadual Pedro Satélite morreu na madrugada desta sexta-feira (5), em Cuiabá, vítima de um câncer no pâncreas. Ele estava internado em um hospital particular e não resistiu a um quadro de insuficiência respiratória. O velório deve ocorrer na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ainda não há informações sobre o enterro do ex-parlamentar.
Satélite deixa a esposa e quatro filhos.
Trajetória
Nascido em Dionísio Cerqueira (SC), o Satélite chegou em Mato Grosso em 1978, onde expandiu os negócios como empresário do ramo de transporte de passageiros. A empresa Transportes Satélite, da qual era sócio, foi uma das primeiras a atuar no norte do Estado, realizando o transporte de migrantes do Sul do país para colonizar o norte do Estado.
Foi daí que veio o sobrenome Satélite. Pedro Satélite iniciou a vida pública, em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990 disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, alcançando a primeira suplência, vindo a exercer o mandato pelo período de três meses.
Em 1994 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1998 e 2002. Nas eleições de 2006, Pedro Satélite obteve 19.452 votos e ficou na primeira suplência vindo a assumir o mandato por alguns meses. E na eleição de 2010, ficou novamente na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. E nas últimas eleições, em 2014, o parlamentar, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito com 20.120 votos.
O término da pavimentação e duplicação da BR-163 é uma das bandeiras de luta do deputado, devido à importância da rodovia em termos econômicos e sociais para Mato Grosso e Pará. Ele também luta por regularização fundiária e agricultura familiar.
Um dos marcos da história política foi a intermediação junto ao Governo do Estado para que o Sistema de Abastecimento de Energia da região norte de Mato Grosso fosse integrado ao Sistema Eletrobrás, o que possibilitou a implantação de inúmeras indústrias e agroindústrias que alavancam o desenvolvimento dessa região mato-grossense.
O deputado ainda conseguiu, como representante do norte do Estado na Assembleia Legislativa, a interiorização do sistema de saúde através da criação e implantação de hospitais regionais, sempre defendida com veemência pelo parlamentar.