Política

Ex-assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia morre aos 76 anos

Morreu nesta quinta-feira (20) o professor Marco Aurélio Garcia, ex-assessor da Presidência da República nos governos do PT e fundador do partido. Segundo integrantes do partido, a suspeita é de um infarto. Amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele tinha 76 anos e sofria de problemas cardíacos.

Garcia participou do ato em apoio a Lula após a condenação do ex-presidente pelo juiz Sergio Moro, na semana passada.

Ele era professor aposentado de história da Unicamp e se graduou em filosofia e direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Começou a vida pública como vereador em Porto Alegre, nos anos 1960, pelo antigo Partido Republicano.

Na ditadura, exilou-se no Chile e na França e, ao voltar ao Brasil, ajudou a fundar o PT. Ocupou cargos em prefeituras petistas em Campinas e em São Paulo, na gestão de Marta Suplicy. Também coordenou o programa de governo em candidaturas de Lula e de Dilma Rousseff à Presidência.

Com a posse do petista, em 2003, assumiu o cargo de assessor especial para Assuntos Internacionais, que ocupou até o afastamento de Dilma, em maio de 2016. Em 2006, também chegou a ser presidente do PT.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões