Mix diário

Evitar andar sozinho e usar joias: veja alerta da embaixada dos EUA para o carnaval 2025

A Embaixada dos Estados Unidos publicou uma lista de recomendações que os cidadãos norte-americanos devem seguir para aproveitar o carnaval brasileiro em segurança. Entre as orientações estão andar em grupo, não usar joias caras e evitar “a todo momento” frequentar favelas.

O carnaval este ano será realizado no dia 4 de março. As festividades, portanto, poderão começar na sexta-feira, 28, ou no sábado, dia 1°, a depender do local. Em cidades como São Paulo, por exemplo, haverá blocos nos finais de semana que antecedem e sucedem o carnaval (nos dias 22 e 23 de fevereiro e 8 e 9 de março).

“Com o início da temporada de carnaval de 2025, lembramos aos cidadãos dos EUA que permaneçam vigilantes enquanto aproveitam as festividades em todo o Brasil”, diz a Embaixada dos Estados Unidos, em nota. O comunicado foi divulgado no último dia 3, e publicado em caráter de “alerta de segurança”.

Na lista, estão recomendações como evitar andar sozinha, manter as janelas dos carros fechadas quando estiver no trânsito, não usar joias caras e não carregar altas quantias em dinheiro.

Além disso, orientam também a evitar favelas “em todos os momentos”, e alertam para golpes que podem ser dados via aplicativos de encontro. “Criminosos visam estrangeiros através de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos”, diz um dos itens da lista.

Outra orientação é não resistir em caso de assaltos. “Os criminosos geralmente estão armados. Sua vida é muito mais valiosa do que seus bens pessoais”, afirma a embaixada.

No ano passado, foram registrados 597 furtos de celulares e 89 roubos durante os eventos de carnaval, realizados entre os dias 9 e 14 de fevereiro, em todo o Estado de São Paulo. No período anterior, foram 1.320 delitos do tipo (1.163 furtos e 157 roubos) entre as cidades paulistas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Por fim, o órgão diz que, no caso de acontecer alguma ocorrência criminal, as vítimas devem procurar primeiro as autoridades brasileiras e depois entrar em contato com a Embaixada dos Estados Unidos, nas suas diferentes sedes espalhadas pelo Brasil.

Veja todas as recomendações feitas pela Embaixada dos EUA
– Esteja ciente do seu entorno. Evite andar sozinho, especialmente à noite.
– Mantenha as janelas fechadas quando estiver dentro de um veículo.
– Não use joias caras ou carregue grandes quantias de dinheiro.
– Evite favelas em todos os momentos, mesmo no contexto de festas de rua/blocos.
– Fique atento a golpes de drogas em encontros. Criminosos visam estrangeiros através de aplicativos de namoro ou em bares antes de drogar e roubar suas vítimas. Não aceite bebidas de estranhos.
– Não deixe bebidas desacompanhadas.
– Confie em seus instintos, priorize a segurança e viaje em pares ou grupos.
– Mantenha-se informado. Monitore a mídia para as últimas atualizações de segurança.
– Não resista fisicamente a qualquer tentativa de roubo. Os criminosos geralmente estão armados. Sua vida é muito mais valiosa do que seus bens pessoais.
– Relate qualquer atividade criminosa primeiro à polícia local e depois entre em contato conosco nos números listados abaixo se precisar de assistência.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve