Cidades

Evento que acontece dia 28 em Cuiabá abordará saúde de população LGBTI

A Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e o Instituto de Saúde Coletiva e o Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais da UFMT promoverão o “I Encontro de Promoção da Saúde da População LGBTI: 50 anos de luta por visibilidade” de Mato Grosso.

 

Voltado para os profissionais e acadêmicos da saúde e ativistas LGBTI, o evento ocorrerá no dia 28 de junho, às 8h, no auditório da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. Os técnicos em saúde pública irão debater temas pertinentes à execução da Política Nacional de Saúde Integral LGBT em Mato Grosso.

 

“O evento se destina à produção e difusão de conhecimentos e tecnologias para apoio da implantação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) na Baixada Cuiabana, em Mato Grosso. Desde que essa política foi criada, no ano de 2011, muito pouco se caminhou em termos nacionais e locais, o que faz com que a população LGBT esteja alijada de direitos fundamentais que concernem às suas produções de saúde e suas subjetividades”, destacou o servidor da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, Rodrigo César de Oliveira Carvalho.

 

Como parte do projeto de extensão intitulado “A produção da saúde em contextos LGBTs na Baixada Cuiabana: itinerários terapêuticos e políticas da vida” – idealizado pelo Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais da UFMT em parceria com a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde do Estado –, a ação pretende contribuir para a formação de profissionais e para a difusão de conhecimentos e tecnologias.

 

A disseminação dessas informações tem o objetivo de embasar políticas públicas federais, estaduais e municipais e influenciar a atuação de médicos, psicólogos, enfermeiros, sanitaristas e pesquisadores das ciências humanas e sociais em Saúde. “É importante e urgente a formação de capital humano para lidar com esses contextos que pressionam as políticas públicas de Saúde no Brasil e, mais especificamente, no estado de Mato Grosso”, avaliou Rodrigo.

 

As inscrições estão abertas para professores, profissionais da saúde e ativistas da causa LGBTI , e podem ser realizadas por meio do link: https://bit.ly/2K7tY4T . Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT, pelos seguintes telefones: (65) 3613-5415 e (65) 99624-2885.

 

Confira programação completa do evento:

 

Programação – 28/06

08h – Acolhimento dos participantes

08h30 – Abertura do evento

09h – 12h30 – Narrativas e experiências na atenção primária de sujeitos LGBTIs

14h00 às 18h00 – A população LGBTI: das produções de subjetividade às políticas públicas

 

 

Coordenadores:

Rosiene Rosa Pires (COPHS/SAS/SES)

Prof. Dr. Moisés Lopes (NAPLUS/UFMT)

Rodrigo Carvalho (COPHS/SAS/SES)

Prof. Dr. Marcos Aurélio (ISC/NAPLUS/UFMT)

 

Facilitadores:

Daniella Veyga Garcia Nonato

Ms. Haydee Tainá Schuster

Ms. Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo

Profª Drª Bruna  Andrade Irineu

Drª. Daniela Santos Bezerra

Prof. Ms. Pablo Cardozo Rocon

Mestranda Rayssa Karla Dourado Porto

Mestrando Lucas Luís Moreira Leite

Mestranda Kamylla Cavalcanti dos Reis

Menotti Griggi

Sandro Lucose

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.