Mix diário

Europa e Ucrânia se opõem à proposta de cessar-fogo de Putin e criam contraproposta

Potências europeias e a Ucrânia responderam ao plano de cessar-fogo do presidente russo, Vladimir Putin, no sábado (9) com uma contraproposta que, segundo eles, deve servir como base para que as próximas conversas entre o presidente americano, Donald Trump, e o líder russo ganhem tração, de acordo com dois oficiais europeus familiarizados com as negociações.

A iniciativa europeia rejeitou uma proposta russa de trocar partes da região de Donetsk controladas pela Ucrânia por um cessar-fogo. Essa proposta foi apresentada em uma reunião com altos funcionários dos Estados Unidos na Inglaterra no sábado.

Governos europeus, incluindo Grã-Bretanha, Alemanha e França, bem como a Ucrânia, se apressaram para responder à proposta de paz que surgiu do encontro da semana passada entre Putin e o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, no Kremlin. Após essas conversas, o presidente Trump deixou expirar seu prazo autoimposto para impor sanções secundárias severas à Rússia e concordou com uma cúpula com Putin no Alasca em 15 de agosto.

O objetivo europeu é traçar uma linha vermelha comum junto com a Ucrânia que, de acordo com oficiais europeus, deve se aplicar a qualquer potencial negociação com a Rússia. “O futuro da Ucrânia não pode ser decidido sem os ucranianos, que têm lutado por sua liberdade e segurança há mais de três anos”, postou o presidente francês Emmanuel Macron nas redes sociais no sábado. “Os europeus também necessariamente farão parte da solução, pois isso diz respeito à sua segurança.”

A proposta europeia inclui exigências de que um cessar-fogo deve ocorrer antes de qualquer outra medida ser tomada. Também afirma que o território só pode ser trocado de maneira recíproca – o que significa que, se a Ucrânia se retirar de algumas regiões, a Rússia deve se retirar de outras. “Você não pode iniciar um processo cedendo território no meio de combates”, disse um negociador europeu.

O plano europeu foi apresentado ao vice-presidente americano, J.D. Vance, ao secretário de Estado, Marco Rubio, ao enviado de Trump para a Ucrânia, Keith Kellogg, e a Witkoff. A proposta estipula que qualquer concessão territorial por parte de Kiev deve ser protegida por garantias de segurança inabaláveis – incluindo a potencial adesão da Ucrânia à Otan.

De acordo com vários oficiais informados sobre a proposta trazida por Witkoff de Moscou, Putin disse que concordaria com um cessar-fogo em troca de a Ucrânia entregar aproximadamente um terço da região leste de Donetsk, que Kiev ainda controla. A linha de frente seria congelada em outros lugares, incluindo nas regiões de Zaporizhzhia e Kherson, que a Rússia também reivindica como suas.

Fonte: Dow Jones Newswires*

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve