Mix diário

EUA: UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

O UnitedHealth Group, maior conglomerado de saúde dos EUA, pagou secretamente bônus a casas de repouso, ou lares de idosos, para reduzir hospitalizações de residentes doentes, revela uma investigação do The Guardian. A prática, parte de um programa que posiciona equipes médicas da empresa dentro das instituições, ajudou a cortar custos e ampliar o faturamento com planos Medicare Advantage, que cobrem mais de 55 mil pacientes de longa permanência, aponta o jornal britânico.

Em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira, a UnitedHealth negou qualquer envolvimento em ilicitudes. “O Departamento de Justiça dos EUA investigou essas alegações, entrevistou testemunhas e obteve milhares de documentos que demonstraram imprecisões factuais significativas nas denúncias”, diz a nota. “Após revisar todas as evidências ao longo de uma investigação que durou vários anos, o Departamento de Justiça decidiu não levar o caso adiante”, conclui.

Segundo o Guardian, ao menos um residente sofreu dano cerebral permanente após ter o envio ao hospital atrasado por interferência de funcionários da UnitedHealth. “Ninguém está realmente investigando quando um paciente sofre algum dano. Absolutamente ninguém”, afirmou ao jornal uma enfermeira da empresa que apresentou denúncia ao Congresso. “Esses incidentes são ocultados, minimizados e tratados com descaso. A percepção é: ‘Bem, são pacientes frágeis, e ninguém vive para sempre.'”

O UnitedHealth Group ainda sofreu um rebaixamento da recomendação por analistas do HSBC, motivado pela saída do CEO da empresa no início do mês. A instituição reduziu sua recomendação para o papel de “manter” para “reduzir”, segundo relatório divulgado nesta manhã, e alertou que a recuperação da gigante do setor de saúde “pode ser adiada”. A equipe do HSBC também cortou em 45% o preço-alvo da ação, de US$ 490,00 para US$ 270,00. A empresa tem o sétimo maior peso no Dow Jones atualmente.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve