Internacional

EUA têm recorde de recalls em 2015, com 51 milhões de veículos

Inflador de airbag da takata (no detalhe) já causou recall de milhões de carros no mundo inteiro  (Foto: REUTERS/Joe Skipper)

O Estados Unidos bateram o recorde de veículos chamados para recall em 2015, pelo segundo ano seguido. Foram convocadas 868 campanhas que envolveram 51,2 milhões de unidades–o país é o segundo maior mercado de veículos no mundo. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo departamento de transportes (NHTSA), no Salão de Washington.

Para comparação, o Brasil, que também teve recorde de recalls no ano passado, contabilizou 114 campanhas e 2,8 milhões de veículos chamados, segundo dados divulgados na última terça-feira (19) pelo Ministério da Justiça.

O montante recorde de 2015 nos EUA é um pouco maior que o de 2014, quando houve 779 campanhas, com 51 milhões de veículos afetados.
Um dos casos que geraram grandes recalls nos EUA –assim como no Brasil– foi o do airbag da fabricante japonesa Takata, fornecedora de diversas montadoras como Toyota, Honda e Nissan, entre outras.

Um defeito encontrado no dispositivo pode fazer com que, ao ser aberto, ele lance pedaços de metal sobre os ocupantes, com risco de lesões e até de morte. Há casos fatais nos EUA ligados a essa falha: ela foi divulgada, pela primeira vez, em 2013.

O defeito gerou o maior recall da história em todo o mundo, envolvendo milhões de veículos – só nos EUA são 19 milhões, em 44 campanhas. No Brasil, apenas em 2015, recalls relacionados aos chamados "airbags mortais" envolveram mais de 1 milhão de carros.

Acordo com montadoras
Na semana passada, o NHTSA anunciou um acordo com 18 montadoras para aumentar a colaboração pelo desenvolvimento de medidas de "segurança pró-ativa", entre elas melhorias para reportar problemas o quanto antes, aumentar o índice de veículos atendidos em recalls e abranger riscos cibernéticos.

O órgão se disse preocupado porque dados preliminares apontam que o número de mortes nas estradas nos EUA cresceu em 2015 depois de estar no menor nível da história em 2014, quando foram registradas 32.675 mortes.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que