Mix diário

EUA elevam para 50% tarifas sobre aço e alumínio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na terça-feira, 3, ordem executiva que dobra as taxas sobre importação de aço e alumínio do país. A intenção de elevar as tarifas de 25% para 50% havia sido manifestada por Trump na sexta-feira, 30. As novas taxas já estão em vigor e também se aplicam a produtos derivados de aço e alumínio.

O Brasil, como um dos principais fornecedores para os EUA, é um dos mais atingidos. Em 2024, o País foi a segunda nação que mais exportou aço para os EUA, conforme relatório do American Iron and Steel Institute. Foram enviadas 4,49 milhões de toneladas, avanço de 14,1% em relação a 2023.

A ordem executiva exclui as importações provenientes do Reino Unido, que continuam a ser taxadas em 25% devido a um acordo comercial, embora essas taxas possam ser ajustadas a partir de 9 de julho se o governo dos EUA determinar que o Reino Unido não cumpriu o acordo. (COM INFORMAÇÕES DA AP)

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve