Sábado passado aconteceu “Intervenção Haitiana na Casa do Parque”, organizado pela Casa do Parque e Associação em Defesa dos Migrantes Haitianos em Mato Grosso. O evento contou com o apoio do Instituto de Recuperação, Proteção e Amparo à Mulher, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Centro de Educação de Jovens e Adultos Almira de Amorim Silva e Conselho Estadual de Educação e da Irmã Marli Fátima da Silva, Yeda Saavedra, Rafael Lira, Izabel Cristina C. Cruz, Maria Aparecida Duarte e Túlio César de Arruda F. Diogo.
A “Intervenção Haitiana na Casa do Parque” apresentou música ao vivo, teatro e poesia. A mesa de som contou com o DJ Carlos Louis, a bateria com Clodin e a guitarra com Duckson. O espaço também foi preenchido com as vozes de Joel Franco, Garna Jean Baptiste, Gonomy Nyankona Monestine, Gachenette, Star Magic 509. A cantora e modelo Nageda Rodon estarreceu a plateia com sua voz e beleza. As interpretações de Tibyot Lafny Richard Jean, Rita e Ridrolph Laraguy provocaram risos na plateia. Eniel Gachette, com seu carisma, declamou poesias de sua autoria e foi responsável pela condução da festa. O evento cultural reverteu parte da renda aos sobreviventes do furacão Matthew que atingiu o sul do Haiti no último dia 4 e que deixou mais de mil mortos e afetou mais de 1 milhão de pessoas.
Para além da alegria, o que ficou para os brasileiros presentes na “Intervenção Haitiana na Casa do Parque” quando as cortinas baixaram e as luzes apagaram? Como foi dito ao microfone, para os haitianos, o senso de família extrapola os limites da família extensa e adentra em um campo mais amplo: de pertencimento. De pertencer ao mesmo país, de compartilhar felicidade, sofridão. No Brasil, vê-se que a configuração familiar haitiana é tecida pela solidariedade e alegria, como uma linha que une pessoas para formar um todo, inclusos muitos brasileiros.
Clércius Monestine, o articulador do evento, rezou muito para o pleno sucesso da “Ação Haitiana na Casa do Parque”. Ao final, disse: “eu rezei, mas não pensei que viesse tão rápido”.