Opinião

Ética e profissionalismo

Refletir sobre cultura é inserir, crenças, ética, arte e todos os saberes adquiridos pelo cidadão, tanto no ambiente familiar quanto na sociedade.

Nas concatenações de ideias é sempre manifestado o poder cultural de cada ser humano.

Nós poderemos identificar os saberes através das posturas e linguagem de cada cidadão.

Assim, entendemos que um administrador quando propicia atos democráticos e culturais é manifesto que o gestor tem domínio de saberes.

Então foi observado as evidencias da gestão democrática do cidadão técnico e humanista que, exerceu no Estado e no âmbito nacional o poder de somar e transformar o pensar cultural.

A postura do atual do dr. Juares Silveira Samaniego, secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que foi Presidente do CREA-MT, dois mandatos e eleito Diretor Financeiro da Mútua Nacional (2018).

Foto: Graci Ourives de Miranda,19/10/2017.

Na gestão humanizada de Emanuel Pinheiro, Juares, trouxe e vai deixar esse legado de revitalização e humanização para a população cuiabana. As praças do centro histórico nestes 300 anos.

A Praça Popular foi revitalizada, existe ambiente infantil, ambiente ecológico para sonhar e ter esperanças.

Notar-se-á que no trabalho efetivo do secretário Samaniego, existe preocupação com o todo: ecologia, cultura e prioriza que, todos os cidadãos sejam valorizados e tenhas posturas cristalinas.

Basta dizer que Dr. Juares, investiu e investi excessivamente na comunicação e transparência, isto, para gerar bem-estar para todos, tal como diz a Constituição.

Foto: Graci Ourives de Miranda,19/10/2018. Praça Popular.

É também, através da arte, das plantas bem cuidadas das praças revitalizadas, que nós sentimos que, existe o comprometimento com a sociedade e um mundo mais justo.

Na praça Alencastro a arte evidencia e comprova o poder democrático de um administrador.

Há na Praça Alencastro, imagens de: políticos, religiosos, historiadores, etc. Então, a arte provoca que, cada docente possa investir em seus discentes, incentivando-os a conhecer mais nossa história.

Todos gestores podem transformar o País e seu Estado de origem, no nosso coração verde e amarelo que, estão regados de esperança. Todos somos transformadores culturais. Basta que investimos em cultura, ética e moralidade.

*GRACI OURIVES DE MIRANDA, professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Registro LP9614565/Demec/SP-SP.  Especialização História Social – UFMT. Curso – USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”. 02 artigos científicos – UFMT. 04 Livros publicados, sendo 1 – obra científica

go.miranda@uol.com.br

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do