Cidades

Estudo conclui que falar sobre o fim do namoro pode ajudar a superá-lo

Para quem terminou um namoro recentemente, falar com frequência sobre a situação tende a ajudar na recuperação emocional. A conclusão é de um estudo americano que acompanhou 210 jovens que tinham passado pelo fim de um relacionamento nos seis meses anteriores.

O interesse dos pesquisadores era saber se o próprio fato de participar de um estudo científico em que o participante é solicitado a falar sobre o término repetidas vezes poderia atrapalhar seu processo de recuperação.

"À primeira vista, pode parecer que lembrar repetidamente os participantes de que eles tinham acabado de passar por um término – e pedir para eles descreverem o término várias vezes – poderia atrasar a recuperação", diz Grace Larson, da Northwestern University, uma das autoras da pesquisa. Mas a conclusão foi justamente o contrário.

Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro, com 120 pessoas, particiou de quatro sessões com os pesquisadores, ao longo de nove semanas. As sessões envolviam testes de vários tipos, inclusive alguns em que o participante era solicitado a falar sobre o fim do namoro. O outro grupo, com 90 pessoas, respondeu apenas a testes padrões no início e no fim do experimento.

Os que articiparam das atividades mais intensas tiveram uma recuperação melhor e conseguiram, com mais facilidade, passar a se ver como indivíduos independentes de seus ex-namorados e do antigo relacionamento.

Para Grace, pedir para os participantes refletirem sobre o término os ajudou a "construir um senso mais forte de quem eles são enquanto indivíduos".

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.