Opinião

Estudar inglês na Irlanda

A Irlanda continua sendo o 4º país mais procurado pelos brasileiros como destino de intercâmbio e ainda oferece muitos benefícios para quem vai estudar a língua inglesa. Todos os outros países estão fechando totalmente o cerco para o mercado de trabalho, enquanto a Irlanda ainda deixa a possibilidade em aberto, mesmo que restrito a meio período. A lei funciona da seguinte forma: o visto concedido pela imigração passa a ser de oito meses e não mais um ano, sendo que desses, seis são para a realização do curso, que obrigatoriamente deve ter 25 semanas, e dois meses de férias.

Ao total, o tempo de permanência no país para o curso de inglês, contando as duas possibilidades de renovação, passa de 3 anos para 2 anos. A permissão de trabalho continua de 20h semanais durante o período de estudos e 40h semanais para o período de férias, porém o trabalho full-time para portadores do visto de estudante só é permitido nos períodos definidos pelo governo –  período de férias escolares na Europa). Estar na Irlanda para intercâmbio é ter a sorte de conhecer pessoas receptivas e animadas, que irão recebê-lo de braços abertos. Dificilmente você ouvirá histórias de preconceito ou de problemas com relação aos estrangeiros no país. Os irlandeses adoram sair, ouvir boa música, conversar nos balcões dos pubs e fazer amizades A festa mais famosa do país é o internacionalmente conhecido St. Patrick’s Day, celebrado no dia 17 de março. O intercambista deve estar pronto para enfrentar um clima nada agradável. O país é conhecido pela nebulosidade, pelo vento gelado e pela chuva fina constante. É claro que há variações ao longo do ano, mas não crie expectativa de passar calor! Mas é bem raro nevar na Irlanda. O número de brasileiros na Irlanda vem aumentando consideravelmente nos últimos anos – especialmente em Dublin e Galway. Se você quer fugir deles de todo jeito, escolha cidades interessantes e menos conhecidas como Cork e Limerick.

Dublin é uma das cidades mais vibrantes da Europa, a capital da Irlanda, e a mais amigável de todas. A receptividade dos Irlandeses é muito comparada à dos Brasileiros. Bem perto do centro você irá encontrar o maior parque urbano da Europa, o Phoenix Park, que abriga uma série de eventos musicais internacionais e onde também existe um jardim zoológico. A culinária típica inclui pratos como ovos pochês, ostras ou ensopado irlandês. A região do Temple Bar abriga os melhores e mais famosos pubs de Dublin e com certeza você irá encontrar algo para fazer todas as noites nesta região.

A cidade de Galway é um dos locais mais descontraídos do Oeste da Europa Ocidental. Tem o estilo de vida de uma pequena vila, sereno e boêmio. É uma cidade universitária com uma população estudantil de quase 20.000 mil pessoas, o que a torna um ótimo centro de cultura e lazer. Galway possui uma herança artística muito forte, hoje exerce grande influência nos campos da música, teatro e cinema. Você vai curtir os pubs locais com música ao vivo, praticar esportes marítimos, como windsurf, surf, water-ski,etc. As bonitas ruas medievais e os alegres mercados de fim de semana tornam esta cidade inesquecível.

Cork chama a atenção pela qualidade de vida e pelo ensino de excelência. O município tornou-se referência entre indústrias e empresas multinacionais, que buscam um local para se instalar no país Apple, Johnson & Johnson, Motorola, Amazon e Heineken já têm sedes em Cork. A outra parte do sucesso é a presença na região de quatro expressivas instituições de ensino: University College Cork,Cork Institute of Technology, Institute of Technology Tralee eTyndall National Institute. Todas elas atraem estudantes de várias partes do país e do mundo. As multinacionais ficam de olho em estudantes estrangeiros, que falam outras línguas e que têm no currículo vivências internacionais.

Laura Santiago

About Author

Laura Santiago é diretora da Yes! Cuiabá, apaixonada pelo Mickey Mouse e semanalmente escreve a coluna Think and Talk no Circuito Mato Grosso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do