Mais de 12 mil estudantes da rede pública de Mato Grosso utilizam a plataforma ‘Hora do Enem’, do Ministério da Educação, para se preparem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. O terceiro simulado do programa estará disponível a partir deste sábado (3) e seguirá até o dia 11 de setembro.
Os estudantes cadastrados terão quatro horas seguidas para fazer a prova de qualquer lugar que possua acesso à internet, obedecendo ao prazo de tempo estipulado. São quatro cadernos com 20 questões, com cerca de três minutos por questão – o mesmo tempo da prova oficial do Enem.
O resultado é imediato, o que permite ao aluno verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer e a universidade na qual espera ingressar.
A coordenadora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Célia Margarida de Campo conta que do total de estudantes matriculados em escolas públicas que utilizam a plataforma, 3.398 se cadastraram para fazer o segundo simulado. A média geral foi de 511 pontos, com a participação de 397 unidades escolares.
O monitoramento realizado pela Seduc também pode ser feito por cada unidade escolar que saberá o desempenho individual dos estudantes e poderá ajudar os alunos a melhorar o desempenho na prova oficial.
Para mais informações, o estudante pode acessar a plataforma pelo site http://horadoenem.mec.gov.br/.