Como conta a estudante de Jornalismo Maria Lirio, ao Circuito Mato Grosso. Ela alega que todos os dias os universitários da região do Coxipó chegam atrasados por conta do não cumprimento de horários e rotas. “Os carros da linha 512, ficam cerca de 2 horas parados no ponto final do bairro Santa Laura,” explicou à universitária.
Como se não bastasse tal transtorno, muitos motoristas da empresa Norte e Sul, além de estarem atrasados, desviam de suas rotas, deixando de passar em alguns pontos obrigatórios. Usuários acabam esperando por muito tempo.
“No inicio deste ano registrei um boletim de ocorrência contra a empresa, por causa de um motorista que desviou da rota, por volta das 23h. Ele queria que eu descesse do veículo longe do local por onde ele tem obrigação de passar”, contou a estudante.
Maria relata que já buscou protocolar reclamações, tanto na Norte Sul, quanto na SMTU, mas na maioria das vezes, não obteve êxito. “Já liguei na empresa, quando não tiram o telefone do gancho e não falam absolutamente nada, os atendentes nos chamam de desocupados e afirmam que a reclamação não procede. Na SMTU, a atendente nos manda fazer a reclamação via email”, externou.
Outro lado
Ao Circuito Mato Grosso, o coordenador de planejamento da Expresso Norte Sul, Elson Souza, afirmou a média do tempo de intervalo entre os ônibus desta linha é de 45 minutos e que, eventualmente problemas podem acontecer, acarretando em atrasos.
Elson explicou ainda, que a empresa contrata fiscais para garantir o cumprimento dos horários e dos itinerários. “Através da bilhetagem eletrônica podemos saber o horário e se os ônibus cumprem suas rotas. Não cumprir horários é desvantajoso para a empresa, afinal nossa renda é adquirida através do transporte de usuários”, afirmou o funcionário da Norte Sul.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU), através de seu Coordenador de Fiscalização e Transporte, Michel Lopes, se comprometeu a deslocar agentes de trânsito para a região e fiscalizar a linha que realiza a rota Santa Laura, Porto.
“Vou passar essa demanda para os agentes de trânsito, que fiscalizarão a situação no local. Constatando as irregularidades, iremos iniciar o procedimento de penalidades tanto para as empresas, quanto para os motoristas”, afirmou o coordenador.
Segundo a secretaria, as empresas que descumprem os horários e itinerários determinados podem ser notificadas e até mesmo multadas pela irregularidade. Os motoristas flagrados nestas situações podem ser suspensos.