Cidades

Estudantes ocupam IFMT Cuiabá nesta segunda e terça

Fotos: Felipe Leonel

Doze campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) estão ocupados por estudantes nesta segunda-feira (24). Segundo o presidente do Grêmio Estudantil do IFMT de Cuiabá, Matheus Ribeiro, 18, a ocupação é por tempo determinado, mas cada unidade terá uma programação diferente.

Ele cita o IFMT de Rondonópolis, que foi ocupado na sexta-feira (21) e será desocupado amanhã (25).  Já o campus de Confresa foi ocupado por uma semana inteira. Os estudantes protestam contra a reforma do ensino médio, Projeto de Lei (PL) 257, o PL da Escola Sem Partido e o Projeto de Emenda Constituicional, a PEC 241, que congela os investimentos públicos por 20 anos.

Segundo Matheus Ribeiro, a paralisação no campus de Cuiabá será apenas por um dia e meio. “Nós vamos ocupar o colégio hoje e dormir aqui, para amanhã participar das atividades da paralisação dos servidores do IFMT”, explicou.

A programação foi definida na manhã de hoje e inclui terá uma roda de conversa às 10 horas e outra no começo da tarde sobre a PEC 241. À tarde, os estudantes farão uma passeata contra os supostos retrocessos, que trariam a aprovação de várias medidas do Governo Federal. A concentração será em frente ao campus do IFMT Cuiabá, às 15 horas.

Servidores dos IFMTs paralisam atividades nesta terça-feira

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/MT), Everton Almeida, os servidores dos IFs de todo País irão paralisar as atividades nesta terça-feira (25). “Essa paralisação amanhã é um ato unificado nacional, junto com outras categorias e o setor produtivo. O objetivo é fazer pressão contra a votação em segundo turno da PEC 241”, explicou Everton.

São várias ações que ocorrendo de forma conjunta, explica Everton. “Em Cuiabá nós vamos participar de um ato em conjunto com outros trabalhadores na Praça Ipiranga, a partir da 18 horas”, disse.

No campus do IFMT São Vicente, também haverá uma mobilização e o bloqueio parcial da pista, no sistema siga e pare. “Essa sistemática tem o objetivo conscientizar a população e chamar a atenção das pessoas para o que está acontecendo.” Ainda de acordo com Everton Almeida, em outras unidades estão sendo realizadas assembleias com a presença de alunos e pais. 

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.