Em relação aos Jogos 2012, as conquistas mato-grossenses aumentaram 50%. Na competição realizada em Poços de Caldas (MG), os alunos subiram ao pódio 12 vezes. O destaque deste ano foi a conquista de duas medalhas inéditas para o estado, no ciclismo e na luta olímpica. Na prova estrada individual, a estudante Beatriz Kroetzler, de Tangará da Serra, pedalou para a prata. E nas disputas dos pesos médios, o estudante Guilherme Carvalho, de Cuiabá, conquistou o bronze. Essa foi a primeira vez que a luta olímpica foi disputada nos Jogos.
O atletismo continua sendo o esporte que garante mais pódios para Mato Grosso. Este ano foram 11 medalhas (05 ouros, 05 pratas e 01 bronze) ante 08 na edição anterior. Destaque para o aluno Eberson Silva, de Pontes e Lacerda, que faturou 03 ouros ao vencer os 75 metros rasos, o revezamento 4×75 e o salto em distância. As outras conquistas do estado vieram na natação (prata e bronze) e as pratas no Futsal feminino e masculino e no Vôlei feminino.
Além do recorde de medalhas, Mato Grosso também aumentou o número de participantes no evento. Ao todo 157 pessoas entre alunos-atletas, técnicos, professores e oficiais estiveram em Natal ao longo dos dez dias de competição. Para o chefe da delegação mato-grossense, Rosberg Martins, os resultados positivos são reflexo dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“O governo por meio das secretarias de Estado de Educação (Seduc/MT) e de Esportes e Lazer (Seel/MT) aplicou R$ 2 milhões este ano na organização dos Jogos Estaduais Escolares que são classificatórios para a competição nacional. O recurso também foi utilizado para o transporte dos campeões da fase estadual, que representaram o Estado em Natal”, finalizou.
Fonte: Água Boa News