Política

Estudantes da UFMT se apoiam no humor durante greve contra reitoria

Na última terça-feira (08), os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deflagraram uma greve geral contra o aumento do valor das refeições do Restaurante Universitário (R.U.), após uma assemblei em frente ao R.U. O movimento que criou um embate entre a classe estudantil e a atual reitoria fez reascender a até então apagada cena da política universitária. Outra boa notícia da atual situação da UFMT é a forma escolhida pelos estudantes para protestarem: o humor.  

O Circuito Mato Grosso  foi ao câmpus Cuiabá da UFMT e separou os melhores cartazes e memes que retratam a luta dos estudantes contra o aumento de 500% no preço das refeições na federal mato-grossense. 

Reprodução: Em defesa do RU a um real – UFMT

Em um passeio breve pelos blocos da universidade, é possível encontrar diversos cartazes espalhados pelas paredes que se apoiam no humor e memes para reforçar o movimento e trazer críticas sutis a reitoria e ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). São usados dos memes mais variados: Mônica em frente ao computador, Cebolinha, Neymar no Twitter, Nazaré confusa e muito mais.

O movimento também está presente humoristicamente nas páginas do Facebook Greve da UFMT Mil Grau, criado recentemente exclusivamente para o humor, e Em defesa do RU a um real – UFMT que, apesar de somar em sua maioria com seriedade ao movimento, quando possível, aposta em tirinhas e memes engraçados. A vantagem da veiculação desses memes na internet é a possibilidade de veicular não somente fotos, como também vídeos.

As críticas feitas a partir dos memes não se dá somente a reitoria e DCE, como também ao posicionamento de alguns cursos quanto a greve. No Twitter, encontramos uma tuíte com um meme sobre a posição dos cursos de agrárias em relação a greve. Não é preciso muito para entender qual é posicionamento julgado, e esta é a grande sacada do meme.

 

Resumindo o clima na UFMT nessa última semana com uma foto pic.twitter.com/WhTTEyvc3v

— bauer (@henriquebauer_) 11 de maio de 2018

 

Com a rapidez que os conteúdos surgem e desaparecem na internet, e por nela tudo ter que ser consumido com agilidade, o meme é usado como uma ferramenta de transmissão de ideia. O meme é uma ferramenta tão poderosa que consegue transmitir uma ideia de forma bem mais simplificada do que textos mais argumentativos.

Com o contexto da situação no imaginário de quem consome, a transmissão se dá com facilidade. Porém, no caso de alguns cartazes utilizados pelos alunos da UFMT, a transmissão tem um empecilho. Em sua grande maioria, os memes são, na verdade, readaptações de memes já existentes.

Reprodução: Em defesa do RU a um real – UFMT

Na internet, não se há paciência para perder minutos lendo um grande texto que esclarece uma determinada situação. Além de ser muito mais prazeroso e divertido, o meme é consumido muito mais rapidamente e consegue ter um alcance inimaginável. É por este motivo que alguns veículos de comunicação passam a se apoiar em memes para agregar mais curtidas e compartilhamentos.

 

Leia mais
{relacionadas}

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões