Na última terça-feira (08), os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deflagraram uma greve geral contra o aumento do valor das refeições do Restaurante Universitário (R.U.), após uma assemblei em frente ao R.U. O movimento que criou um embate entre a classe estudantil e a atual reitoria fez reascender a até então apagada cena da política universitária. Outra boa notícia da atual situação da UFMT é a forma escolhida pelos estudantes para protestarem: o humor.
O Circuito Mato Grosso foi ao câmpus Cuiabá da UFMT e separou os melhores cartazes e memes que retratam a luta dos estudantes contra o aumento de 500% no preço das refeições na federal mato-grossense.
Em um passeio breve pelos blocos da universidade, é possível encontrar diversos cartazes espalhados pelas paredes que se apoiam no humor e memes para reforçar o movimento e trazer críticas sutis a reitoria e ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). São usados dos memes mais variados: Mônica em frente ao computador, Cebolinha, Neymar no Twitter, Nazaré confusa e muito mais.
O movimento também está presente humoristicamente nas páginas do Facebook Greve da UFMT Mil Grau, criado recentemente exclusivamente para o humor, e Em defesa do RU a um real – UFMT que, apesar de somar em sua maioria com seriedade ao movimento, quando possível, aposta em tirinhas e memes engraçados. A vantagem da veiculação desses memes na internet é a possibilidade de veicular não somente fotos, como também vídeos.
As críticas feitas a partir dos memes não se dá somente a reitoria e DCE, como também ao posicionamento de alguns cursos quanto a greve. No Twitter, encontramos uma tuíte com um meme sobre a posição dos cursos de agrárias em relação a greve. Não é preciso muito para entender qual é posicionamento julgado, e esta é a grande sacada do meme.
Resumindo o clima na UFMT nessa última semana com uma foto pic.twitter.com/WhTTEyvc3v
— bauer (@henriquebauer_) 11 de maio de 2018
Com a rapidez que os conteúdos surgem e desaparecem na internet, e por nela tudo ter que ser consumido com agilidade, o meme é usado como uma ferramenta de transmissão de ideia. O meme é uma ferramenta tão poderosa que consegue transmitir uma ideia de forma bem mais simplificada do que textos mais argumentativos.
Com o contexto da situação no imaginário de quem consome, a transmissão se dá com facilidade. Porém, no caso de alguns cartazes utilizados pelos alunos da UFMT, a transmissão tem um empecilho. Em sua grande maioria, os memes são, na verdade, readaptações de memes já existentes.
Na internet, não se há paciência para perder minutos lendo um grande texto que esclarece uma determinada situação. Além de ser muito mais prazeroso e divertido, o meme é consumido muito mais rapidamente e consegue ter um alcance inimaginável. É por este motivo que alguns veículos de comunicação passam a se apoiar em memes para agregar mais curtidas e compartilhamentos.