Nesta segunda-feira (21), os estudantes do curso de Bacharelado em Química da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresentaram um projeto inovador: um quadrinho didático que ensina conceitos de química de maneira descomplicada. O projeto, que aborda temas como saponificação, produção de polímeros e outros conceitos fundamentais da química, foi idealizado pela professora Dra. Olívia Sampaio e desenvolvido em parceria com seus alunos da disciplina de química orgânica.
Segundo a professora Olívia, a ideia surgiu de forma inusitada enquanto folheava uma revista em quadrinhos do seu filho, de apenas sete anos, onde experimentos científicos eram explicados de forma lúdica.
“Foi daí que veio a minha ideia, e os alunos abraçaram! Fiquei emocionada com o resultado”, comentou a professora sobre o projeto.
O Dr. Lucas Curcino, coordenador do programa de pós-graduação em química da UFMT, elogiou o esforço dos alunos e destacou a relevância de buscar novas formas de ensinar a química.
“Grande parte dos resultados veio dos estudantes do departamento. Fiquei muito feliz em ver as diversas ferramentas que cada um utilizou neste projeto”, afirmou Curcino.
O coordenador do curso, Anderson Santana, também confirmou que os quadrinhos serão impressos pelo Instituto e futuramente utilizados em outras atividades pedagógicas, ampliando o alcance da ciência em contextos educacionais e aproximando novos públicos do universo químico.
Com Assessoria