Nacional

Estudante é internado após agressão de policial em ato em Goiânia

Folhapress

Um estudante da UFG (Universidade Federal de Goiás) foi internado em estado grave após sofrer agressões de um policial militar em manifestação nesta sexta-feira (28), em Goiânia.

Um vídeo exibido pela TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, mostra o momento em Mateus Ferreira, 33, é atingido na cabeça por um golpe de cassetete desferido pelo agente. Ele participava de ato contra as reformas trabalhistas e previdenciária propostas pelo governo Michel Temer.

O estudante foi levado ao Hospital de Urgências de Goiânia, onde foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico e múltiplas fraturas. Ele está sedado na UTI (unidade de terapia intensiva) e respira por aparelhos, segundo boletim médico.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado afirmou em nota, que "condena veementemente as agressões" e defendeu o "direito constitucional e legítimo" de se manifestar, "desde que [de forma] pacífica e ordeira".

De acordo com o comunicado, a PM abriu investigação para apurar a atuação dos policiais no caso. "Uma vez comprovada a autoria, [a secretaria] será rigorosa na punição administrativa e no encaminhamento para a esfera judiciária", afirmou a pasta em nota.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, afirmou que "cobrará da Secretaria de Segurança Pública a adequada apuração dos fatos e a punição dos responsáveis".

Em nota, a instituição manifestou repúdio à violência sofrida pelo aluno. "A UFG é histórica defensora do direito à livre manifestação e condena com veemência atos de repressão que venham a cercear esse princípio democrático."

Natural de Osasco (PS), Mateus Ferreira cursa ciências sociais na UFG e foi considerado um "estudante exemplar" pela faculdade, que lamentou o ocorrido.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus