Iniciados em 2015 pelos Núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), os Estradeiros municipais vêm apresentando resultados positivos no que diz respeito às melhorias, conforme demandas, das principais vias de escoamento dos grãos de suas regiões.
Na região Leste, o Núcleo de Água Boa realizou na última sexta-feira (3) a terceira edição do Estradeiro. Foram cerca de 390 quilômetros percorridos entre as rodovias estaduais MT-240 e MT-414 e as vias municipais importantes para a produção agrícola e pecuária.
De acordo com o delegado coordenador do Núcleo, César Giacomolli, de modo geral, as vias estão em bom estado de trafegabilidade. “Verificamos as condições das estradas levando em conta patrolamento, inclinação das serras, largura da estrada e desaguadores, bem como a situação de pontes e bueiros. Um ponto bastante positivo é que estavam conosco o prefeito Mauro Rosa da Silva e seus secretários de infraestrutura, Caetano Rezende, e desenvolvimento, Germano Zandoná. Então as demandas foram repassadas imediatamente”, pontua.
Além das demandas atuais, Giacomolli afirma que o Estradeiro tem sido canal fundamental de fiscalização daqueles pedidos feitos em outras caravanas. “Um bom exemplo é que no ano passado solicitamos rebaixamento de serra próximo a fazenda Mata Verde e fomos atendidos, bem como substituição de pontes de madeira por pontes de concreto no córrego D´agua e no rio Vanic. Outra demanda atendida foi no rio Arara, onde também foi feita a substituição de uma ponte de madeira por aduelas”.
No caso das pontes, os recursos foram possíveis, segundo o delegado, graças a recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
Participantes – Além do delegado coordenador da Aprosoja, prefeito e secretários, participaram desta edição os delegados da Aprosoja Anderson Luiz Martins, Marcos André Bertol e Leoni Pedro Sari, o presidente da câmara de vereadores, José Ari Zandoná, os vereadores Alan Apio, Luis Cesar de Lara, Jonathan Silveira e Renato Beraldo.
Também estiveram presentes os diretores do Sindicato Rural Lírio Maggione e José Eugênio Rosa, o produtor rural Vilmar Bertol, a supervisora de projetos da Aprosoja Leticia Laabs da Rosa, o padre Renato Schneider, representando os transportadores, Darci Grimminger, e Divino José, que fez as fotos.
Projeções – O Núcleo da Aprosoja em Água Boa também afirma que o objetivo é que a cada ano o Estradeiro seja realizado em regiões diferentes de Água Boa, uma vez que o município tem pouco mais de 7 mil quilômetros quadrados. “Como o município é bastante extenso, não seria possível percorrer todas as principais vias de escoamento em apenas uma edição do Estradeiro. Exatamente por isso, queremos focar a cada ano em uma região”, explica César Giacomolli.
Fonte: AguaBoaNews