Fonte: G1
Criminosos tentaram dar um golpe de mais de R$ 500 mil na Prefeitura de Diamantino (209 km de Cuiabá-MT). O município alega que 11 cheques falsificados foram depositados em contas físicas de outros estados, entre eles São Paulo e Paraná, e prestou queixa à polícia na última quarta-feira (12). A fraude foi descoberta pelos funcionários do setor de tesouraria da Secretaria Municipal de Finanças.
A prefeitura informou que os cheques não foram compensados, pois a fraude foi descoberta a tempo. Por segurança, as contas do município são checadas diariamente e no dia 5 deste mês, no extrato de uma delas, foi identificado um pagamento programado de cheques que haviam sido emitidos, segundo a administração municipal.
Depois disso, os servidores entraram em contato com a instituição bancária e a compensação foi bloqueada. Conforme a prefeitura, as fraudes eram grosseiras. Os cheques falsificados eram diferentes dos cheques emitidos pela prefeitura, normalmente por meio de uma impressora especial.
Além disso, os cheques da prefeitura têm o carimbo e assinaturas do prefeito da cidade, Eduardo Capistrano (PDT), e do tesoureiro da prefeitura, Claudimar Luz. Conforme a prefeitura, os cheques fraudados foram preenchidos à mão, além do que as assinaturas não eram idênticas.
Por orientação da assessoria jurídica, a prefeitura suspendeu todas as compensações e foi feito o boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue o caso.
O delegado Luiz Felipe Leoni, da Polícia Civil de Diamantino, informou que ainda não teve acesso ao boletim de ocorrência, mas que assim que receber dará início às investigações.