Esportes

Estadual de Jiu-Jitsu começa no próximo sábado em Cuiabá

A primeira etapa da 19ª edição do Campeonato Mato-grossense de Jiu-Jitsu será realizada nos dias 28 e 29 de março, com início às 15h, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo do Verdão, em Cuiabá. A competição, promovida pela Federação Mato-grossense de Jiu-Jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), terá formato inovador e participação média de 500 atletas por fase. As lutas ocorrerão simultaneamente em quatro tatames.

De acordo com o diretor executivo da FMTJJLA, Alexandre Galina, o estadual foi organizado em quatro etapas e todas inter-relacionadas por meio de um sistema de rankeamento. Em que os lutadores vão somando pontos a cada luta e resultados. E somente após o término da última fase são contabilizados os pontos de cada desportista e definidos os campeões. Segundo ele, o rankeamento visa elevar o nível de competitividade dos confrontos.

“Esse novo modelo começou a ser implantado no ano passado. Antes nós tínhamos cerca de 400 campeões estaduais por ano. Em cada etapa novos atletas subiam ao pódio nas várias faixas e categorias por idade e peso. No formato atual, com o rankeamento linkando as etapas e com um menor número de categorias, vamos ter ao final do ano apenas 15 campeões”, explica Alexandre Galina.

Para o professor de Jiu-Jitsu, Francisco Fernandes Junior, dez vezes campeão brasileiro e seis mundiais, a forma atual vai beneficiar principalmente os torcedores. Ele diz que antes, devido a grande quantidade de campeões, não havia identificação do público para com eles. E que agora com uma considerável quantia menor haverá essa identificação e será possível que a modalidade esportiva, enfim tenha suas referências e ídolos na região.

Participação Especial

Dentre as academias participantes está a Gracie Barra Cuiabá, do mestre e presidente da FMTJJLA, Francisco Fernandes, mais conhecido como Chicão e pai do Francisco Junior, a qual entrará na 19ª edição do estadual com aproximadamente 150 lutadores. Segundo Chicão, serão cerca de 80 alunos da Gracie Cuiabá e outros 70 de projetos sociais que possuem em parceria com a prefeitura da capital e com o Instituto Lutar.

Assessoria 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos