Internacional

Estado recebe 5 mil estrangeiros

Cerca de cinco mil estrangeiros chegaram a Mato Grosso nos últimos anos, especialmente haitianos e senegaleses, além de inúmeros brasileiros de outros estados, em busca de oportunidades. Em visita a Central da Pastoral do Migrante, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, anunciou ações para garantir assistência a esses cidadãos tendo como foco o encaminhamento ao mercado de trabalho e qualidade de vida.

Valdiney de Arruda está traçando as metas da Setas tomando como referência as reivindicações feitas formalmente pelo Conselho Estadual do Trabalho de Mato Grosso (CETb) ao governador Pedro Taques.

“Vamos estudar a criação de um Centro de Referência e Apoio ao Migrante com o objetivo de prestar informações a essas pessoas e apoiá-las no encaminhamento e assistência aos serviços públicos básicos”.

A Setas também vai planejar a realização de Seminário sobre a Política de Migração em 2015 para reunir a sociedade organizada, entidades públicas, privadas, representante de migrantes estrangeiros, com a finalidade de discutir a construção de uma política de migração efetiva para o Estado.

Eliana Aparecida Vitaliano, coordenadora da Central Pastoral do Migrante, conta que a entidade já atendeu pelo menos 208 mil migrantes desde a sua fundação, em 1980. Porém, desde 2012 registra uma intensificação da chegada de estrangeiros. “Como triplicou a capacidade de atendimento, tivemos que recorrer a parcerias porque o Governo Federal possibilita o refúgio humanitário, mas pouco se pensa em acolhimento, alimentação e atendimento básico”.

Atualmente a casa abriga 74 estrangeiros, sendo um nigeriano, dois senegaleses e 72 haitianos.

Fonte: Gazeta Digital

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que